GO: Agrodefesa realiza treinamento técnico sobre suspeitas de gripe aviária

Capacitação abordou protocolos de atendimento, coleta de amostras, registros em sistema e prática de necropsia, com foco na resposta rápida a casos suspeitos de IAAP.

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realizou nos dias 30 de junho e 1º de julho, em Goiânia, um treinamento técnico voltado a médicos veterinários do serviço oficial, com foco na resposta a suspeitas de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

A capacitação abordou temas essenciais como o panorama global da doença, plano de contingência, atendimento em propriedades foco, preparação e envio de amostras e registro no sistema e-SISBRAVET. Também foi apresentada a experiência da Agrodefesa na contenção do foco de IAAP registrado em Santo Antônio da Barra (GO), destacando a importância da atuação rápida e articulada. A parte teórica foi realizada em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO).

No segundo dia, os participantes realizaram atividades práticas de necropsia em aves, com apoio da Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG (EVZ/UFG), o que permitiu vivenciar os procedimentos adotados em campo durante uma suspeita.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, destaca a importância do preparo contínuo das equipes. “Estamos em uma nova era da defesa agropecuária, que exige agilidade, conhecimento técnico e integração institucional. Treinamentos como este reforçam nossa capacidade de proteger a sanidade avícola e manter a credibilidade do Estado junto ao setor produtivo e aos órgãos internacionais”, afirma.

Já o diretor de Defesa Agropecuária, Rafael Vieira, explica que o foco está na padronização e eficiência das ações. “Esse tipo de capacitação é essencial para garantir que todos os profissionais da linha de frente saibam exatamente como agir diante de uma suspeita. Isso reduz riscos, melhora a resposta e mostra que Goiás está preparado”, ressaltou.

A gerente de Sanidade Animal, Denise Toledo, reforça que a capacitação técnica é uma ferramenta estratégica de prevenção. “A resposta bem-sucedida ao foco em Santo Antônio da Barra foi resultado da preparação prévia. E essa preparação se mantém com treinamentos contínuos, troca de experiências e atualização dos protocolos”, relata.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção​

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp