Foram 25 palestras, mais de 30 debatedores e aproximadamente 400 congressistas vindos de vários estados brasileiros em quatro dias de evento. A 3a Conbrasul Ovos (Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos) superou todas as expectativas do ponto de vista de organização, debates, palestrantes de alto nível e elevada participação de um público qualificado.
Estratégias de enfrentamento do atual cenário que combina custos elevados e preços baixos de venda dos ovos, medidas de biosseguridade para manter o status sanitário privilegiado da avicultura brasileira, sustentabilidade da produção, economia, gestão e comercialização de ovos deram o tom das discussões, que mostraram uma cadeia produtiva mais madura em sanidade e sustentabilidade e também otimista em relação ao cenário pós-pandemia.
O evento trouxe essa temática toda para impulsionar negócios, para poder alavancar negócios não se preocupando apenas com questões comerciais, mas com toda a ramificação que conduz a um produto com qualidade e com responsabilidade socioeconômica, defendeu o presidente Executivo da Asgav (Associação Gaúcha de Avicultura) e da Conbrasul Ovos, José Eduardo dos Santos.
“Depois de quase dois anos de muita dificuldade para nos reunirmos é uma honra poder estar aqui”, salientou. “No caminho de lutar pelo desenvolvimento da nossa avicultura, pautamos temas estratégicos, desafiadores, que precisam ser colocados em pauta justamente para podermos traçar os novos rumos do nosso setor nos novos cenários que se desenham”, completou.
Assim, resiliência e coragem são as palavras que melhor definem a postura da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e Programa Ovos RS na realização do primeiro evento da avicultura de postura desde o início da pandemia, que reuniu empresários e lideranças de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Contou também com visitantes da Bélgica, Holanda, Espanha e Colômbia.
Para o presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Ricardo Santin, o desafio da avicultura é crescer ainda mais nas exportações e trabalhar com resiliência para não deixar faltar alimento na mesa das pessoas. “Lutamos contra um vírus terrível, que foi o vírus da Covid-19, todos tivemos perdas familiares, mas temos por aí afora a Influenza Aviária, então, não dá para descuidar de nada”, alertou o executivo lembrando que o país é o sétimo exportador mundial de ovos e exporta menos de 1% da produção nacional, o que mostra o potencial de crescimento. Ele ainda destaca que o status sanitário privilegiado da avicultura brasileira, livre das principais enfermidades, é o passaporte para os mais de 160 países compradores da carne de frango brasileira.
O sócio Honorário da Asgav, Antônio Mário Penz, ressalta que a Conbrasul proporcionou um momento de reencontro com os amigos, com as pessoas da cadeia produtiva e também um sentimento de saudades. “A Asgav teve a coragem de realizar e os números mostram que o setor é pujante e quando é chamado, vem para contribuir. O programa foi muito otimista e, mesmo nesse momento difícil, em nenhum momento a palavra pessimismo predominou”, encerrou.
Apoio
A 3a Conbrasul Ovos teve o patrocínio Ovo de Ouro de empresas como DSM, Mercoaves, Elanco, MSD Saúde Animal, Nutron/Cargill e MOBA/MRE. A Evonik e a FASA foram patrocinadoras Ovo de Prata e na cota Apoiadores Especiais estiveram as empresas Plasson, Agroceres Multimix, Alltech, Rio Bonito Embalagens, Zoetis, Granja Stragliotto/EPM Embalagens, Rodoaves e BRDE e Badesul.
O evento teve o apoio institucional de entidades como ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), FUNDESA (Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal), IOB (Instituto Ovos Brasil), IEC (International Egg Comission), WEO (World Egg Organization) e Anfeas (Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos para Aves e Suínos).