7º maior produtor mundial de ovos, Brasil galga uma posição nas projeções para 2031

Em uma relação que abrange mais de três dezenas de países, o Brasil aparece como o sétimo maior produtor mundial de ovos, com um volume que corresponde a 3,15% do total produzido mundialmente. Tende a galgar uma posição em 2031, ocupando o sexto lugar. Mas sua participação no total mundial pode recuar 6,5%, pois outros países terão expansão mais significativa. A projeção resulta de trabalho conjunto entre OCDE e FAO.

Na relação originalmente divulgada (com os 15 maiores produtores apresentados no tabela abaixo), a União Europeia surge como segundo maior produtor mundial. Mas, não custa lembrar, trata-se um bloco geo-político-econômico abrangendo 27 países. Assim, a produção entre os integrantes do bloco se encontra bastante pulverizada.

A possível ascensão do Brasil para a sexta posição em 2031 não decorre de mérito próprio, mas, sim, da queda de produção estimada para a Ucrânia, que tende a recuar do sexto para o 13º lugar. Notar, porém, que – pelos dados da OCDE/FAO reproduzidos na tabela – a queda (de 2,14%, na média) ocorreu entre 2012 e 2021, portanto, antes da invasão do país pela Rússia.

Em sentido oposto – isto é, galgando posições – os destaques vão para a Índia e a Indonésia, que tendem a ocupar, respectivamente, a segunda e terceira posições, deixando para trás União Europeia e EUA.

Pelos números atuais, os 15 maiores produtores respondem por pouco mais de 85% da produção mundial de ovos. Mas tendem a ver essa participação reduzida para cerca de 82,5% pois sua produção deve aumentar pouco mais de 12%, enquanto a dos demais produtores sinaliza aumento próximo de 40%.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp