O Grupo de Trabalho de Bem-Estar das Galinhas Poedeiras da Coalizão Global para o Bem-Estar Animal (GCAW, na sigla em inglês, ONG composta por 13 empresas membros, como Nestlé, Unilever e Tyson Foods) identificou a aquisição de ovoprodutos provenientes de poedeiras sem gaiolas como um desafio chave para atender aos compromissos globais propostos pela entidade. Especificamente, os desafios estão centrados na disponibilidade, custo e rastreabilidade de ovoprodutos provenientes de poedeiras sem gaiolas.
Frente a essa constatação, o Grupo de Trabalho decidiu realizar uma consulta pública de âmbito mundial para reunir experiências mais amplas sobre o potencial de modelos alternativos de cadeia de suprimentos que facilitem a aquisição de ovoprodutos efetivamente provenientes de poedeiras sem gaiolas.
Os modelos de cadeia de suprimentos a serem considerados na consulta são baseados nos descritos pela Mesa Redonda sobre Óleo de Palma Sustentável (RSPO): ‘Segregado’, ‘Balanço de Massa’ e Manual e Reivindicação’ .
O foco da consulta, que vai até setembro 2021 , é buscar feedback sobre possíveis soluções para a aquisição de ingredientes de ovoprodutos livres de gaiolas. Estamos ansiosos para ouvir os produtores de ovos, associações industriais, outras empresas de alimentos e organizações não governamentais.
Clique aqui para acessar o site da GCAW e conhecer a íntegra da consulta que está sendo realizada.
Todos os comentários recebidos serão tratados com a maior confidencialidade. Para evitar que respondentes individuais sejam identificados, qualquer informação coletada por meio da consulta será agregada ou tornada anônima pela Secretaria da GCAW antes de ser compartilhada publicamente ou com os membros da GCAW.
Ao final do período de consultas, prepararemos um relatório resumido das respostas recebidas. Isso será publicado no site da GCAW. Também planejamos apresentar os resultados em um webinar público, para o qual os respondentes serão convidados. As informações resultantes da consulta serão usadas para ajudar a informar o trabalho do Grupo de Trabalho de Bem-Estar das Galinhas Poedeiras da GCAW, com implicações para as empresas membros e cadeias de suprimentos mais amplas da indústria de alimentos.