Os cuidados com a saúde a cada ano ganham mais adeptos e as pessoas cada vez mais estão se preocupando com o corpo e, principalmente, com a alimentação. No caso dos homens, essas precauções ganham destaque devido aos altos índices de morbimortalidade dessa população, que, por meio de estudos, constata-se uma menor expectativa de vida em comparação com o público feminino.
Aspectos como o stress gerado pela pressão do dia a dia, aliado a alimentação irregular, alterações de sono e o sedentarismo são fatores que alteram o metabolismo e podem provocar doenças ao longo da vida do público masculino.
Neste ponto, a prática de exercícios físicos combinada com uma alimentação equilibrada se apresenta como uma ótima opção e o ovo pode contribuir de forma muito eficiente, pois é de fácil aceitação e preparo, além de compor receitas e agregar nutrientes a preparação.
A presença de luteína e zeaxantina presentes em sua gema podem colaborar com a saúde dos olhos. Esse alimento possui de forma expressiva a colina, relacionada a cognição, fazendo bem para a memória e diminuindo mudanças no cérebro que estão relacionadas a demência.
Durante o ciclo de vida, o sedentarismo favorece a perda de massa muscular e a redução da ingestão de proteína em idosos, o que está relacionada a sarcopenia, e é aí que o ovo pode contribuir não só para o ganho, mas também para a manutenção da massa magra, afinal apresenta aminoácidos de cadeia ramificada fundamentais para o aumento da síntese proteica.
Componentes como triptofano, vitaminas B12, B6, ácido fólico e o magnésio, que estão presentes no ovo, favorecem a síntese de serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem-estar e ainda promovem a melhor qualidade de sono.
Vantagens não faltam quando o assunto é o ovo na alimentação não só dos homens, mas de todas as pessoas, afinal ovo é sinônimo de saúde, é bom e faz bem!