O mercado da soja atua com certa estabilidade nesta manhã de quinta-feira (8) na Bolsa de Chicago, mas testando os dois lados da tabela. Depois das altas fortes da sessão anterior, perto de 8h (horário de Brasília), as cotações subiam entre 0,25 e 3,75 pontos, com o agosto sendo cotado a US$ 13,70 e o novembro, US$ 13,27 por bushel.
O foco central dos traders permanece sobre as questão climáticas no Corn Belt e as previsões melhores para os próximos dias, com chuvas mais bem distribuídas pelo cinturão de produção. O ponto de atenção ainda é a região oesta dos Estados Unidos, que segue com volumes ainda mais limitados, como mostram os mapas.
Abaixo, a previsão do NOAA para 8 a 13 de julho mostra que partes do norte de Minnesota e Wisconsin ainda deverão ficar sem chuvas (nas áreas em branco no extremo norte dos EUA), enquanto Illinois, Indiana e partes de Iowa e Missouri deverão receber precipitações mais intensas (nas áreas coloridas em roxo e vermelho).
Chuvas 5 dias
Previsão de chuvas nos EUA para 5 dias – Fonte: NOAA
Além do clima, o mercado não desvia suas atenções do movimento da demanda, principalmente da China. Hoje, portanto, os traders esperam pelo novo boletim semanal de vendas para exportação a ser divulgado pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).
E também para a próxima semana, atenções sobre o novo reporte mensal de oferta e demanda, o que já vaix exigindo do mercado e dos traders um reposicionamento para receber os números atualizados.