Contrariando o histórico de retração dos últimos meses, as exportações de ovos comerciais apresentaram boa recuperação mensal em setembro e permaneceram apresentando expressivos índices de crescimento em relação aos baixos volumes embarcados no mesmo período do ano passado.
O total de ovos comerciais com casca in natura alcançou volume próximo dos 3 milhões de ovos (quase 8,3 mil caixas), indicando aumento de 48,9% sobre o embarcado em agosto último. Na comparação com o inexpressivo volume de setembro do ano passado, o crescimento atingiu 449,4%.
O acumulado nos primeiros nove meses alcança volume de 74,260 milhões de ovos e equivale a aumento de 317,4% sobre o embarcado no mesmo período do ano passado. O volume exportado nos últimos doze meses – outubro de 2020 a setembro de 2021 – alcança 113,6 milhões de ovos e representa 368,5% de aumento sobre o mesmo período imediatamente anterior.
Dados colhidos no mercado sugerem que os embarques tendem a continuar evoluindo em outubro. Concorre para isso o fato de os embarques semanais estarem mostrando forte crescimento. E esse aumento tende a estar centralizado nos dois itens mais expressivos, ovos comerciais e ovos férteis.