Os seis casos confirmados mais recentemente de influenza aviária altamente patogênica (HPAI) em aves comerciais nos Estados Unidos envolvem cinco lotes de perus com um total combinado de 207.200 aves e um lote comercial de poedeiras envolvendo 250.239 aves.
Os procedimentos de despovoamento estão ocorrendo em todas as seis instalações.
De acordo com informações do site do Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) , quatro dos lotes de perus estavam em Dakota do Sul e o outro em Minnesota. Dois dos lotes de Minnesota estavam no condado de Hutchinson – um dos quais envolveu 39.000 perus e o outro envolveu 46.700 aves. Havia também 43.500 perus em um plantel afetado no condado de McPherson e 42.000 perus afetados no condado de Clark.
Doze casos anteriores de HPAI foram confirmados em Dakota do Sul. Outros condados do estado com casos confirmados são Edmunds, Kingsbury, Beadle, Hanson, Charles Mix e Jerauld.
O caso de Minnesota foi no condado de Stearns e envolveu 36.000 perus. Isso marcou o segundo caso de HPAI em Minnesota, o maior estado produtor de peru do país. O caso anterior foi confirmado no condado de Meeker e afetou cerca de 240.000 perus.
O plantel comercial de poedeiras onde o HPAI foi recentemente confirmado foi no Condado de Franklin, Iowa. Isso marca o primeiro caso de HPAI em 2022 no condado de Franklin, mas o quinto no estado. Os casos anteriores envolveram duas granjas de perus no condado de Buena Vista, uma granja de poedeiras no condado de Buena Vista e uma granja de poedeiras no condado de Taylor .
Outros estados onde HPAI foi confirmada em criações de aves comerciais incluem Nebraska, Maryland, Delaware, Indiana, Kentucky, Missouri e Wisconsin. Também foi confirmada em um lote comercial na província canadense de Nova Escócia.
Até o momento, 45 lotes comerciais de aves na América do Norte foram afetados por HPAI, o que equivale a um total de 15.460.696 aves.