A lentidão observada no comércio varejista impactou negativamente os demais elos da cadeia de negociação e, com isso, os compradores pressionaram e conquistaram junto aos produtores melhores condições nos fechamentos realizados com ovos brancos e vermelhos.
No mercado de ovos brancos, o resultado da baixa – 2ª da semana e do mês, 10ª do ano – ainda significa valor 4,3% superior ao recebido na abertura do mês, enquanto apresenta evolução de 27% sobre o mesmo dia do ano passado. o mercado de ovos vermelhos, por sua vez, sofreu queda ainda mais expressiva, embora também apresente índices positivos na comparação anual e em relação à abertura de abril.
A debilidade no mercado de ovos deve reinar até o final do mês e, a pressão dos compradores deve se intensificar. Enfim, o período não traz boas perspectivas e o histórico do último biênio já aponta nessa direção. O último dia de negócios da semana pode apresentar nova queda nos preços. Aliás, fontes atuantes nesse mercado já apontam que existem fechamentos a preços abaixo das referências.