O fósforo é um macro mineral indispensável para qualquer animal de produção. Sua importância na nutrição se destaca pelas mais variadas funções no organismo animal, sendo as principais: estruturais (formação do esqueleto) e de fornecimento de energia (componente da molécula de ATP). Além destas importâncias fisiológicas, este nutriente ainda tem forte impacto na composição dos custos de fórmulas, sendo um dos nutrientes que mais impacta no custo de formulação.
Comumente o aporte deste nutriente nas rações de aves é feito por ingredientes como fosfatos e farinhas de origem animal (farinha de carne principalmente), que têm suas disponibilidades restringidas ou limitadas por questões mercadológicas.
Outro ponto que impacta quanto a fisiologia e aproveitamento deste nutriente é o alto conteúdo de fitato presente nos ingredientes vegetais utilizados nas formulações de aves, esta molécula possui uma grande parte de fósforo complexada à sua estrutura, o qual apresenta baixa solubilidade para aves. O fitato além do fósforo complexa outros nutrientes como micro minerais, carboidratos e aminoácidos, tornando-os indisponíveis para o aproveitamento e contribuindo para o aumento da excreção no ambiente.
Diante deste problema, alternativas vêm sendo desenvolvidas para que possamos ter um fornecimento mais racional de fósforo com aproveitamento mais efetivo por parte dos animais. Pensando nisso, a Vaccinar desenvolveu o Bio Phósforo que é um produto que tem como objetivo de reduzir ou substituir a inclusão das fontes convencionais de fósforo nas rações e disponibilizar parte daquele fósforo “aprisionado” na molécula de fitato.
Com o uso do Bio Phósforo permite-se formular dietas com menor inclusão de fosfatos ou farinhas de carne e ossos sem o comprometimento do desempenho animal. Seu uso possibilita reduzir o custo final de formulação, bem como o risco biológico com a retirada total ou parcial da farinha de carne.
Estudo conduzido com poedeiras comerciais na fase de postura mostra ser possível uma substituição da farinha de carne pelo Bio Phósforo mantendo bons indicadores de produção e qualidade dos ovos.
Javer Alves é Assessor Técnico – Nutrição Aves da Vaccinar
O artigo completo está disponível na edição de setembro da Revista do OvoSite, acesse a partir da página 18.