A pesquisa realizada pelo Procon em convênio com o Dieese tendo como base o mês de dezembro apontou que a dúzia de ovos, item integrante do grupo de alimentos, apresentou queda de 1,6% sobre novembro último e aumento significativo de 28,7% em relação a dezembro de 2021. Na mesma base de comparação os produtores de ovos absorveram queda de 3,8% sobre o mês anterior, mas alcançaram incremento expressivo de 36,8% sobre o mesmo período anterior.
O resultado foi um preço médio recebido pelo produtor equivalendo a 39,2% do valor recebido no varejo, significando a terceira pior relação com o varejo no ano e a menor do segundo semestre. E embora tenha apontado melhora de 2,3 pontos percentuais em relação a dezembro de 2021, significou perda de 9,2 pontos percentuais sobre a participação de 48,4%, a mais alta do ano passado, verificada em fevereiro de 2022.
No acumulado do ano, a participação da dúzia de ovos comercializada na granja atingiu 42,9% do valor praticado no varejo, significando pequeno incremento sobre o mesmo período do ano passado, quando alcançou 41,2%.