Na semana passada (5ª semana de 2023, 29 de janeiro a 04 de fevereiro) o mercado de ovos apresentou grande dinamismo na base de produção com uma demanda mais firme por parte dos compradores e disponibilidades mais ajustadas junto aos avicultores que permitiram reajustes consecutivos no decorrer da semana culminando em novo recorde preço no último dia de negócios.
Com isso, o preço de encerramento da semana proporcionou incremento de 15,2% sobre o mesmo período da semana anterior. O resultado foi um preço médio semanal de R$143,50 que equivaleu a incrementos significativos de 14,2% em uma semana e de 31,7% sobre a mesma semana do ano passado. O preço médio acumulado neste início de fevereiro, por sua vez, alcança R$147,00, equivalendo a aumentos de 24,6% em relação a janeiro último e de 16,4% em comparação a fevereiro do ano passado.
A semana atual (6ª semana de 2023, 05 a 11 de fevereiro) traz expectativas bem positivas com as disponibilidades ajustadas de ovos na base de produção, o início do ano letivo e retorno da merenda escolar, além do recebimento de salários da grande massa de trabalhadores e aposentados que devem contribuir para maior movimentação no giro do produto junto aos consumidores. No ano passado o período foi marcado por reajustes.