O Congresso de Ovos termina hoje apresentando uma programação que contempla temas pertinentes a sanidade, sustentabilidade, saúde única, inspeção sanitária, entre outros. Promovido pela Associação Paulista de Avicultura (APA), no Centro de Convenções em Ribeirão Preto (SP), o evento comemora 20 anos de experiência em uma edição especial.
Nestes três dias de congresso serão apresentadas mais de 20 palestras, com palestrantes nacionais e internacionais, todos referência na avicultura de postura. A novidade para o encerramento da edição será a realização do painel “Inspeção Sanitária em Centro de Processamento de Ovos – C.P.O.”. As palestras abordarão o registro de estabelecimento no Mapa e reformas em C.P.O, Limpeza e higienização do ambiente e máquinas, as necessidades para produção de ovoprodutos de boa qualidade e por último serão sanadas dúvidas sobre a portaria 612 do DIPOA.
A programação completa pode ser conferida no site:
http://www.congressodeovos.com.br/programa.php
No dia 16 de março palestraram nomes como: o médico-veterinário, Fernando Navarro; o professor da FZEA/USP, Douglas Emygdio de Faria; a professora da FMVZ/USP, Terezinha Knobl; o professor Michael Persia, da Virginia Tech – USA; Peter Surai da Vitagene and Health Research Centre, Escócia; e Alexandre Barros.
Qualidade da casca: aspectos essenciais da poedeira comercial
A palestra “Qualidade da casca: aspectos essenciais da poedeira comercial moderna” foi ministrada pelo professor, médico-veterinário, Doutor em Zootecnia e especialista em produção de aves e suínos, Douglas Emygdio de Faria (FZEA/USP), durante o segundo dia do XX Congresso de Ovos.
Na ocasião, o professor destacou vários fatores interferem na qualidade da casca, entre os eventos fisiológicos mais importantes, ele cita: peso corporal e uniformidade do peso; desenvolvimento esquelético e formação do osso medular; maturidade sexual e maturidade física; ovário e oviduto (útero); produção e peso dos ovos; e sistema imunológico e digestivo.
Leia na íntegra: https://ovosite.com.br/qualidade-da-casca-aspectos-essenciais-da-poedeira-comercial-moderna-e-tema-de-palestra-no-congresso-de-ovos/
Influenza aviária: recomendações de controle e seus impactos técnicos e econômicos
A primeira vez que o México teve contato com a Influenza Aviária foi em 1994, quando ocorreu um foco de IAAP tipo H5N2, cujo controle foi realizado por intermédio de um esquema de vacinação, alterando o status da doença para vírus de baixa patogenicidade.
Atualmente o México é o principal consumidor de ovos do mundo, com 402 unidades consumidas por pessoa/ano. E o segundo maior produtor da proteína.
O tema foi abordado na palestra “Influenza Aviária: recomendações de controle e seus impactos técnicos e econômicos”, apresentada pelo médico-veterinário, Fernando Navarro. O especialista trouxe sua experiência com o controle da enfermidade no México durante o XX Congresso do Ovo.
Leia na íntegra: https://ovosite.com.br/congresso-de-ovos-especialista-aborda-a-experiencia-do-mexico-no-controle-da-influencia-aviaria/