Mesmo com as incertezas dos mercados nacional e internacional, especialistas projetam boas oportunidades para o Brasil.
Dando continuidade as plenárias, iniciadas no domingo, 18, a 4ª Conbrasul (Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Ovos) abriu a manhã do segundo dia de evento abordando economia, meio ambiente, sustentabilidade e mercado de grãos. A Conbrasul 2023 segue até hoje, 20 de junho, no Wish Serrano em Gramado, RS.
Juliana Ferraz, analista de Mercado Pecuário com ênfase nos mercados de suínos, aves e ovos do Cepea, defendeu uma maior diversificação dos mercados para produtos agropecuários brasileiros. “O nosso maior parceiro comercial é a China. Precisamos ficar muito atentos, pois qualquer perda nas exportações para esse país tem um impacto muito alto no Brasil”.
Ainda, segundo a analista, o mercado está em alerta sobre os casos de Influenza Aviária e, embora não estejamos no escuro, é preciso ficar atentos a todos os movimentos do mercado. Mesmo em clima de insegurança é necessário continuar com os avanços tecnológicos, a demanda por produtos sustentáveis e práticas de bem-estar animal vai continuar, assim como os fatores geopolíticos continuarão em alta.
O cenário de incerteza tende a se manter, tanto no mercado internacional quanto nacional. Haverá um foco crescente no consumidor de maneira mais significativa, assim como padrões mais rígidos para uma produção sustentável e regulamentações e políticas ambientais. Maior transparência e rastreabilidade de produtos e a intensificação de medidas sanitárias e de bem-estar animal.
“Estes são pontos que não vão mudar, por mais que ainda haja um clima de incerteza no mercado, ainda assim ficaremos atentos a esses fatores que continuarão avançando independente do cenário global”, finalizou Juliana Ferraz.
Seguindo com as apresentações Domingos Antônio Dalla Costa, diretor vice-presidente da FARSUL/RS, abordou “Atualizações sobre Mercado de Carbono e as Alternativas do Setor de Produção de alimentos para neutralizar as emissões de CO2”.
“Na COP26 representantes reconheceram pela primeira vez nossas atividades produtivas como parte das soluções da emissão de gases de efeitos estufa. Essa virada de chave aconteceu a nível mundial e precisa ser muito bem trabalhada e divulgada, sendo uma grande oportunidade para as cadeias produtivas de forma sinérgica de consolidar os nossos mercados”, salientou Dalla Costa.
De acordo com o especialista, em 2050 o mundo irá mudar gigantescamente sua população, e a projeção de consumo mundial terá um aumento de mais de 24%. “Em todas as cadeias produtivas o Brasil apresenta grande oportunidade de crescimento. Segundo nossas pesquisas, quatro em cada cinco pessoas do mundo viverão em países importadores de alimento a partir de 2035, veja a oportunidade que as cadeias produtivas do brasileiras têm e que nenhum outro país do mundo possuí em curto prazo”.
O tema Mercado de Ração foi discutido por Silvia Bampi, FCSTONE Brasil, que destacou as grandes mudanças de paradigmas que o mundo passou e os problemas climáticas que afetaram a produção mundial.
“Quando falamos de produção de grãos o Brasil tem destaque a nível mundial, somos o maior produtor de soja e o maior exportador a nível mundial, deveremos ocupar, em breve, o posto de maior exportador de milho ultrapassando os EUA”, explicou a especialista.
O Brasil é um dos únicos países do mundo que ainda tem espaço para crescimento de área agriculturável, hoje o país configura como um dos únicos países que produz biocombustível oriundo de uma segunda safra. “Muitas vezes falta essa visão do mundo de que o agronegócio brasileiro cresce de forma sustentável”.
Ainda, segundo Silvia, hoje o mercado não aceita mais amadores, pois lidamos com uma cadeia muito mais complexa, completa e internacional. “O mercado brasileiro não é mais local, nossa cadeia requer cuidados únicos, por isso chamo atenção para a questão de gerenciar o risco dentro e fora do governo, da produção a comercialização, com informações de qualidade e tomada de decisão”, pontuou.
O evento segue hoje, 20 de junho. Acesse a programação em: https://conbrasul.ovosrs.com.br/
A Mundo Agro (Portal AviSite e Portal OvoSite) está em Gramado (RS) acompanhando o evento, siga nossas redes sociais, e veja as lives e os conteúdos especiais que preparamos para os nossos leitores. @mundoagroeditora