A pesquisa realizada pelo Procon em convênio com o Dieese tendo como base o mês de julho apontou que a dúzia de ovos, item integrante do grupo de alimentos, apresentou queda de 1,5% sobre junho último e significativo aumento de 27% em relação a julho de 2022.
Na base de produção os produtores de ovos absorveram queda de 4,2% em relação ao mês anterior e aumento expressivo de 24,4% sobre julho do ano anterior.
O resultado foi um preço médio recebido pelo produtor equivalendo a 47,7% do valor recebido no varejo, significando quedas de 1,3 ponto percentual em relação a junho, quando atingiu 49% e de 1 ponto percentual em relação aos 48,7% em comparação a julho do ano passado.
Considerando os primeiros sete meses do ano, enquanto os produtores conseguiram melhorar em 24,8% os preços de comercialização, os consumidores adquiriram o produto por valor 29,3% acima do verificado no mesmo período do ano passado. Com isso, a relação atingiu apenas 47,9% no período, enquanto no mesmo intervalo do ano passado alcançou 49,6%.