Os riscos da Encefalomielite Aviária

Os desafios nas granjas nem sempre são totalmente conhecidos pelos avicultores. Para a melhor proteção das aves, o conhecimento é a primeira etapa da prevenção e garantia do status sanitário. Como exemplo, a Encefalomielite Aviária (EA), doença causada por um Enterovírus pertencente a família Picornaviridae, que na maioria dos casos se manifesta de duas formas: em aves jovens causa doença clínica e em aves adultas provoca queda de postura.

Os principais sintomas em aves jovens são os tremores (Tremor Epidêmico, nome recebido no passado). A doença também provoca morte de embriões e de pintinhos com dois ou três dias de vida. Os sinais clínicos visíveis da EA envolvem sonolência, fraqueza, falta de coordenação motora progressiva, paralisia e tremores intermitentes, principalmente na cabeça e pescoço. Não há tratamento para a doença e algumas aves podem ficar com sequelas como paralisia, encurvamento de perna e falange e alteração nos olhos, como cegueira, olhos turvos e azulados.

Já em aves em produção, a doença leva à queda de postura, que pode durar de 3 a 4 semanas. Essa é a fase de maior atenção e que em grande parte dos casos não é sequer investigada. Dessa forma, o diagnóstico acaba sendo tardio e com maiores chances de prejuízos.

A Encefalomielite Aviária é considerada uma enfermidade controlada e há poucos relatos de sua presença em granjas brasileiras, devido à própria evolução da indústria avícola e dos protocolos de vacinação, que possibilitam efetivo controle da patologia. Por conta disso, é pouco considerada na hora do diagnóstico e prevenção. No entanto, tem grande potencial para gerar perdas econômicas.

Para prevenção é preciso entender o caminho do vírus causador da EA, seus rastros e manifestações. Assim passamos a considerar as ferramentas de identificação, prevenção e controle.

Além disso, os produtores precisam ter preocupação especial com a nutrição das aves, pois a infecção é via oral e o vírus se multiplica no intestino das aves. Bem como atenção à qualidade das aves que entram nas granjas, e ao processo de vacinação, higienização e dieta oferecida. As necessidades nutricionais têm papel essencial para o alto desempenho, assim como o correto manejo. Conhecimento também é prevenção.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

revista01

CASP: INAUGURA CENTRO DE TECNOLOGIA DE PROTEÍNA ANIMAL

A CASP inaugurou seu novo Centro de Tecnologia de Proteína Animal (CTPA). A Mundo Agro esteve presente no evento e conversou com os principais nomes da CASP para entender os objetivos e as novidades do novo centro. Página 12.

revista02

EVOLUÇÃO DO MERCADO DE SUÍNOS E AVES NO BRASIL: UM PANORAMA DESDE OS ANOS 2000

O Brasil se consolidou como um dos maiores exportadores mundiais de carne de frango e suína, beneficiando-se de uma combinação de competitividade nos custos de produção, qualidade do produto e expansão para novos mercados. Página 16.

revista03

COMO MELHORAR A RENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE?

Mesmo com todo este conjunto de medidas para alcançar este sucesso na produção, é possível encontrar oportunidades de melhorias quanto à rentabilidade na produção. Página 18.

revista04

QUALIDADE DOS PINTOS DE 1 DIA: ASPECTOS ESSENCIAIS PARA SUCESSO NA INCUBAÇÃO E TRANSPORTE

O sucesso na produção avícola começa com a excelência nos primeiros dias: controle preciso, gestão eficaz e transporte cuidadoso são fundamentais para garantir pintos saudáveis e produtivos. Página 30.

revista05

RAÇÃO MULTIPARTÍCULA NO MANEJO DA PRODUÇÃO DE LEITE: BENEFÍCIOS E ESTRATÉGIAS EFICAZES

Conheça a jornada inspiradora de José Ricardo Santini Campos no mundo agronegócio, com seus desafios e estratégias para alcançar resultados de sucesso. Página 56.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp