Ministério proíbe eventos e criação de aves livres para prevenir gripe aviária

No Paraná, a instalação de 64 galinheiros comunitários preocupa o setor produtivo.

O Ministério da Agricultura proibiu novamente a realização de eventos em todo o país com aglomeração de aves. A Pasta também vetou a criação desses animais ao ar livre. As suspensões valem por 180, passíveis de prorrogação. As medidas fazem parte de um conjunto de ações adotadas para prevenir do risco de ingresso e de disseminação da gripe aviária no país.

Medida semelhante já havia sido adotada em 2023. Posteriormente, a Pasta autorizou a retomada dos eventos com aglomeração de aves desde que fossem adotadas medidas de prevenção e controle sanitário.

A suspensão de agora vale para exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves. A exceção é quando o Serviço Veterinário Estadual autorizar a realização mediante a avaliação da situação epidemiológica da Estado em questão e à apresentação de um plano de biosseguridade, pelos organizadores do evento, associações e clubes de criadores, com a descrição das medidas de prevenção e controle para mitigar o risco de introdução e disseminação da influenza aviária de alta patogenicidade.

O Departamento de Saúde Animal vai definir e divulgar as medidas mínimas de prevenção e controle contra a introdução e disseminação da doença para a realização de exposições e torneios com aves. O Brasil é um dos poucos países sem ocorrência de gripe aviária em plantéis comerciais do mundo.

Criação ao ar livre

O ministério também suspendeu a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados. A suspensão, diz portaria da Pasta, não vai implicar em prejuízos à certificação concedida às unidades de produção orgânica.

No Paraná, a instalação de 64 galinheiros comunitários preocupa o setor produtivo. A iniciativa é da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) em parceria com a Itaipu Binacional, por meio do programa Itaipu Mais que Energia. Cada galinheiro comunitário terá 100 aves, totalizando 6,4 mil animais no Estado.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Paraná (Faep) cobrou providências quanto ao risco de disseminação de doenças dessas unidades para granjas comerciais e citou a gripe aviária. “Se essas unidades não forem devidamente fiscalizadas, aumenta o risco de contaminação, principalmente por aves silvestres migratórias, que podem transmitir a gripe aviária”, disse em nota recentemente. “Isso poderia fechar os mercados internacionais atendidos pelos avicultores paranaenses, causando prejuízos bilionários à agropecuária estadual”, completou a nota.

Questionado, o ministério não respondeu se a portaria gera efeitos sobre essa situação.

As suspensões valem para todas as espécies de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas em cativeiro e demais aves criadas para outras finalidades.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

capa1

CAPA: BRASIL – LÍDER GLOBAL NA EXPORTAÇÃO DE CARNES: A ESTRATÉGIA POR TRÁS DA QUALIDADE E HABILITAÇÃO

Brasil, líder global na exportação de carnes, garante qualidade e segurança com processos rigorosos de habilitação e inspeção. Em 2023, o país exportou mais de 8 milhões de toneladas, abastecendo mercados como China, Japão e EUA, e consolidando sua posição com excelência e conformidade internacional. Página 40.

capa2

EVOLUÇÃO DO MERCADO DE SUÍNOS E AVES NO BRASIL: UM PANORAMA DESDE OS ANOS 2000

O uso estratégico de dados no mercado de proteínas animais transforma desafios em oportunidades. Inteligência de dados potencializa o relacionamento com clientes, aprimora a eficiência comercial e otimiza mix de produtos e precificação. Empresas do setor agora lideram com decisões mais rápidas e precisas, garantindo crescimento sustentável em um mercado dinâmico. Página 12.

capa3

OVUM 2024: UM MARCO DE INOVAÇÃO E CONEXÃO PARA A AVICULTURA LATINO-AMERICANA

O 28º Congresso Latino-Americano de Avicultura, conhecido como OVUM 2024, foi realizado entre os dias 13 e 15 de novembro, em Punta del Este, Uruguai, e reuniu mais de 3.500 participantes no primeiro dia. Com uma exposição comercial de 7.000 m², o evento contou com a presença de 200 expositores, que apresentaram inovações tecnológicas, soluções nutricionais e avanços em saúde animal, além de abrir portas para novos negócios no setor.. Página 46.

capa4

APEC: UM DESAFIO PARA A INDÚSTRIA AVÍCOLA E SEU POTENCIAL ZOONÓTICO

A avicultura tem avançado significativamente nos últimos anos, impulsionada por melhorias em genética, nutrição, sanidade e manejo. Porém, o sistema intensivo de produção também amplia a disseminação de patógenos, como a Escherichia coli patogênica aviária (APEC), causadora da colibacilose. Essa doença compromete a produtividade, gera elevadas taxas de mortalidade e prejuízos econômicos ao setor. Página 28.

capa5

OVOS ENRIQUECIDOS: UMA TENDÊNCIA NUTRICIONAL EM CRESCIMENTO

O ovo é reconhecido como o segundo alimento mais completo para o ser humano, ficando atrás apenas do leite materno. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas essenciais (B12, D e A) e minerais como ferro e selênio, o ovo desempenha um papel fundamental na saúde muscular, cerebral e imunológica. Sua versatilidade culinária – em pratos como omeletes, quiches e sobremesas – torna-o um alimento indispensável e acessível em dietas equilibradas. Página 32.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp