Influenza Aviária: Boletim Epidemiológico apresenta histórico da doença no Estado de São Paulo

Com o objetivo de dar transparência às informações e também a atual condição sanitária do Estado de São Paulo após a confirmação do primeiro caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em avicultura comercial no país, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) através do seu Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal (DDSIA) torna público um boletim epidemiológico que traz a Situação da Influenza Aviária de 2023 a 19 de maio de 2025. O documento, que terá atualizações sempre que houver alterações na atual situação sanitária, demonstra toda a trajetória do serviço veterinário oficial no combate à doença após o surgimento da circulação viral no país, fato que faz com que São Paulo permaneça livre da doença em plantéis avícolas.

Além do histórico, o boletim apresenta números que envolvem focos da doença, notificações, colheitas e vigilâncias ativas realizadas desde o primeiro caso positivo em ave silvestre no território paulista. “Os dados apresentados demonstram que, apesar da circulação do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade no Brasil desde 2023, o Estado de São Paulo tem conseguido manter um controle eficaz da situação, especialmente no que diz respeito à proteção do setor produtivo avícola. A redução no número de focos confirmados ao longo dos anos sugere uma tendência positiva. Portanto, o Estado de São Paulo permanece livre da influenza aviária em plantéis avícolas comerciais”, comenta Izabelle Mariane Cordeiro, médica-veterinária e epidemiologista do DDSIA.

Em relação aos números, o boletim mostra a redução do número de casos e a manutenção da intensificação das ações de vigilância. Em 2023, São Paulo registrou 53 focos, todos em aves silvestres. Em 2024 foi apenas um foco e cerca de 110 notificações, com 2084 atividades de vigilância ativa, tendo sido feitas 288 colheitas, todas negativas para IAAP. Já em 2025, com 37 notificações, o Estado segue sem nenhum foco, tendo sido realizadas 1227 vigilâncias ativas com 95 colheitas, todas negativas após análises laboratoriais.

“A Defesa Agropecuária continuará monitorando a situação epidemiológica da Influenza Aviária no Estado e atualizando seus protocolos de vigilância e resposta conforme necessário, sempre com o objetivo de proteger a saúde das aves e a sustentabilidade do setor avícola paulista”, reforça a epidemiologista.

Acesse o boletim em Link.

Além disso, a Defesa Agropecuária disponibiliza painel com atualização diária que pode ser acessado em Link.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Saúde Animal

Sanidade, nossa riqueza

Por  JOSÉ ANTÔNIO RIBAS JR. Santa Catarina permanece uma ilha de sanidade reconhecida internacionalmente, e

Leia Mais

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção​

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp