Matéria sobre testes de gripe aviária com certificado vencido é falsa, alerta MAPA

Em resposta à matéria publicada nesta quarta-feira (21) pela Folha de S.Paulo e replicada por outros veículos, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) esclarece que são incorretas as informações sobre a distribuição de testes de gripe aviária com certificados vencidos.

Em 2023, diante do avanço mundial de casos da doença, o Mapa adotou uma ação estratégica e preventiva ao adquirir, de forma excepcional, insumos essenciais como swabs, meios de transporte de amostras e produtos para desinfecção. O objetivo foi estruturar um estoque adicional de apoio, para ser utilizado em eventual necessidade de suporte aos Serviços Veterinários Estaduais, especialmente em casos de grande proporção.

Esses insumos foram armazenados em unidades estratégicas do Ministério, localizadas em diferentes regiões do país, para distribuição, mediante requisição.

No início de 2025, ao identificar que parte do material estava com validade próxima (fins de maio e junho), o Mapa consultou os Serviços Veterinários Estaduais sobre o interesse em recebê-los, deixando claro que, em caso de aceite, o uso deveria ser imediato. A maioria optou por não receber os itens.

Cabe ressaltar que essa iniciativa do Mapa não configurou uma obrigação institucional. Tratou-se de uma medida de apoio emergencial, com o intuito de suprir eventuais lacunas em situações de extrema necessidade. A responsabilidade primária pela aquisição e manutenção desses insumos permanece com os Serviços Veterinários Estaduais.

O Mapa reitera seu compromisso com a transparência e o rigor técnico que pautam todas as suas ações.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Protocolos de bem-estar animal para matrizes poedeiras de frango de corte

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Da granja à mesa: fatores para se obter um ovo de qualidade

Os produtores enfrentam uma série de desafios para entregar um produto de qualidade ao consumidor, desafios esses, ligados a saúde animal, nutrição adequada e ambiente propício.

imagem-3

A resiliência dos produtores de suínos: enfrentando variações no custo e rentabilidade

Nos últimos quatro anos, a suinocultura enfrentou um cenário desafiador, marcado por variações expressivas no custo de produção, preços de venda e rentabilidade. O desafio de equilibrar custo e preço é constante, mas o setor tem potencial para se manter competitivo e sustentável.

imagem-4

Principais desafios de bem-estar animal na produção de leitões

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

Bem-estar de bezerros: boas práticas de manejo do nascimento ao desmame

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp