Solução para os surtos de Influenza Aviária: genômica, inteligência artificial ou, simplesmente, vacinação?

Pode não parecer, mas, na atualidade, a gripe aviária se encontra entre as quatro doenças mais comentadas em todo o mundo. Ou seja: nos meios de comunicação (técnicos, científicos ou simplesmente populares) a IAAP faz companhia à Covid-19, à mpox (varíola dos macacos) e à gripe humana comum. E o que se busca em relação à Influenza Aviária é uma solução para o problema.

Há expectativas na genômica, área científica em grande evolução na atualidade. Ao identificar a organização dos genes, ela possibilita avaliar, em especial, como esses genes interagem entre si e com o meio ambiente, sugerindo recombinações que os tornem resistentes a doenças ou, então, possibilitando o desenvolvimento de tratamentos específicos e mais eficientes para uma doença predeterminada.

A inteligência artificial (IA) não poderia, naturalmente, estar alheia ao processo, já que vem sendo tratada como verdadeira panaceia para todos os males do mundo. Neste caso é útil não só por reconhecer padrões, mas também por recomendar ações em relação aos padrões detectados. Mas, por ora, continua sendo apenas um promessa, embora já proporcione algumas indicações. 

A última possibilidade, vacinação, está disponível há tempos, mas é refugada pelos principais players do mercado avícola sob o argumento de que pode mascarar a presença do vírus e disseminá-lo ainda mais.

Mas – puxa! – ele já está presente em todo o mundo… E, com tal desculpa, a avicultura continua perdendo milhões de aves e enfrentando gigantescos prejuízos econômicos, reduzindo a oferta de alimentos básicos e afetando diretamente os consumidores. Isso sem contar a insegurança permanente, 24 horas por dia, de quem atua como produtor de frangos ou ovos: quando o vírus vai atingir o meu plantel?

Claro, vacinar não proporciona a solução completa. Mas são poucas, no mundo, as doenças (animais e humanas) 100% erradicadas através da vacinação. Algumas delas, até recentemente esquecidas, têm reaparecido – exatamente por queda na cobertura vacinal.

Então? Será que não é hora de deixar as restrições de lado?

A propósito: os links abaixo conduzem a matérias que enfocam a questão da Influenza Aviária sob o ângulo da genômica e da inteligência artificial. É interessante acessá-las: 

 

 

 

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção​

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp