Argentina confirma novo caso de gripe aviária em criação de subsistência na província de Buenos Aires

Segundo as autoridades, caso não afeta o status do país como livre de Influenza Aviária.

As autoridades sanitárias da Argentina confirmaram um novo caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) do tipo H5 em uma criação de subsistência no município de San Andrés de Giles, na província de Buenos Aires. A notificação oficial foi feita em 6 de outubro e encaminhada à Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH/OMSA) em 8 de outubro, que tornou a ocorrência pública. O caso ainda está em aberto.

Segundo informações da OMSA, o Serviço Veterinário Oficial da Argentina foi acionado após a morte de duas aves em um quintal na localidade de Azcuénaga, situada na mesma região. No mesmo dia, amostras foram coletadas e encaminhadas ao laboratório oficial do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa), onde foi confirmado o diagnóstico de IAAP H5, pertencente ao clado 2.3.4.4.

No total, 19 aves foram afetadas. Todas foram abatidas e descartadas, e o local passou por procedimentos de limpeza e desinfecção. O quintal afetado está localizado a menos de dois quilômetros do rio Giles, o que levou à suspeita de contato com aves silvestres como possível via de transmissão.

O caso envolveu uma criação doméstica de pequeno porte e, de acordo com as autoridades argentinas, não afeta o status do país como livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em plantéis comerciais.

Em resposta, o governo argentino reiterou orientações aos produtores comerciais e criadores de subsistência. Entre as recomendações estão a manutenção das aves em locais fechados, a utilização de roupas exclusivas para manejo, a higienização regular das instalações e a limitação do acesso de aves selvagens a fontes de alimento e água.

Na última semana, o Ministério da Agricultura da Argentina prorrogou por mais 180 dias o estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional, medida que está em vigor desde maio de 2023. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Economia

FIDCs avançam 18% no Agro

Com crédito tradicional mais restrito, financiamento privado avança no agronegócio e reforça tendência de diversificação.

Leia Mais

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção​

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp