Estudo do Rabobank traz o panorama semanal do cenário macroeconômico brasileiro. No Brazil Weekly de hoje, os especialistas do Rabobank, Maurício Une e Renan Alves, trazem uma análise com o título ‘Seguindo a trajetória conforme o esperado’.
Confira o overview desta edição:
-
Externamente, o presidente do Fed, Jerome Powell, sinalizou um possível corte de juros de 25 p.b. no final do mês, motivado pelo baixo ritmo de contratações e possíveis aumentos no desemprego. Adicionalmente, preocupação com a estabilidade dos bancos regionais nos EUA. Domesticamente, reunião do chanceler brasileiro com o secretário de Estado dos EUA. Dados de atividade confirmam desaceleração gradual da economia. No campo fiscal, o TCU suspendeu a decisão que exigia que a equipe econômica buscasse o centro da meta fiscal, em vez do piso. As questões dos Correios geram preocupação com as estatais. Nossa visão: incerteza tarifária e geopolítica aumenta e o dólar terminou a semana anterior em R$ 5,4099, implicando uma apreciação de 2,01% do real frente à moeda americana na semana (o pior desempenho semanal numa cesta de 24 moedas emergentes). Assim, além do forte diferencial entre juros locais e externos e o enfraquecimento do dólar globalmente, esperamos que o dólar termine o ano cotado em R$ 5,55.
-
Atividade avança em agosto, mas a desaceleração ocorre de forma gradual. Em agosto, o IBC-Br—a proxy mensal elaborada pelo BC para o PIB brasileiro apresentou alta de 0,40% m/m (mercado: 0,70%; Rabobank: 1,10%; jul: -0,53%). Essa leitura interrompe três meses consecutivos de queda.
-
Serviços sobem e estabelecem novo patamar recorde. O setor de serviços avançou 0,1% m/m em agosto (mercado: 0,1%; Rabobank: -0,2%; jul25: 1,0%), seguindo a sequência de sete altas consecutivas.
-
Vendas no varejo apresentam desempenho acima das expectativas no mês de agosto. Em agosto, as vendas no varejo restrito (VR) apresentaram alta de 0,2% m/m (mercado: 0,2%; Rabobank: 0,3%; jul25: -0,2%). O índice de vendas no varejo ampliado (VA) – que inclui veículos, insumos para construção civil e atacado de alimentos – subiu 0,9% m/m (mercado: 0,5%; Rabobank: 0,7%; jul25: 1,8%).
-
No Brasil, o principal destaque é a divulgação do IPCA-15 de outubro na sexta. Também na sexta, há a divulgação do Saldo em Conta Corrente e Investimento Estrangeiro Direto de setembro. Na região, os destaques são os dados de Colômbia: atividade econômica de agosto na segunda e balança comercial e importações de agosto na terça.




































