ABPA lança manual de Biosseguridade para aves e suínos

Documento técnico integra as ações do Movimento “Uso Consciente, Futuro Sustentável” e reforça a importância da prevenção e da saúde única.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) realizou, nesta terça-feira (25), o webinar “Lançamento do Manual de Procedimentos de Biosseguridade para Aves e Suínos”, promovido pela Academia ABPA.
O evento contou com a participação da diretora técnica da entidade, Sula Alves, da coordenadora Tabatha Lacerda e da analista Beatriz Belloni, além do consultor Bruno Pessamílio e do coordenador de biosseguridade da Seara Alimentos, Paulo Pelissaro.

O novo manual foi desenvolvido com o objetivo de fortalecer os procedimentos mínimos de biosseguridade nos sistemas produtivos de aves e suínos, oferecendo um guia técnico acessível e aplicável à realidade das granjas brasileiras. O documento orienta produtores e profissionais sobre medidas preventivas contra a entrada e disseminação de agentes infecciosos, reforçando o papel da biosseguridade como primeira linha de defesa sanitária na produção animal.

Entre os temas abordados estão localização e estrutura das instalações, barreiras físicas e sanitárias, controle de acesso de pessoas e veículos, manejo alimentar e vacinação, controle de vetores, cuidados com dejetos e planos de contingência para emergências sanitárias.
O Manual de Biosseguridade da ABPA está alinhado aos princípios do Movimento “Uso Consciente, Futuro Sustentável”, lançado em outubro pela entidade, e reforça a importância das práticas de prevenção como base da estratégia do uso consciente de antimicrobianos e combate à resistência antimicrobiana (RAM).

“A biosseguridade é o pilar central da produção responsável. Cada medida preventiva adotada nas granjas representa uma barreira a menos para a entrada de doenças e um passo a mais na direção da sustentabilidade sanitária. Com este manual, queremos apoiar o setor produtivo com informações claras, práticas e aplicáveis ao dia a dia dos profissionais que estão no campo”, destacou Sula Alves, diretora técnica da ABPA.
O manual será distribuído gratuitamente aos associados e disponibilizado no hotsite do movimento Todos Contra RAM (https://www.todoscontraram.com.br/materiais-educativos/).

“Este material reforça o papel educativo da ABPA e consolida o compromisso do setor com a saúde única. Nosso objetivo é apoiar conhecimento técnico em prática cotidiana, incentivando o uso responsável de antimicrobianos e o fortalecimento da biosseguridade”, afirmou Ricardo Santin, presidente da ABPA.

O lançamento do manual encerra as ações educativas da ABPA durante a Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência Antimicrobiana (WAAW). Apesar do fim da Semana, a iniciativa continuará por meio de uma agenda de eventos técnicos e encontros regionais junto a produtores e cooperativas, incentivando o engajamento coletivo do setor na promoção da saúde animal e na prevenção sanitária.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Cobb-Vantress Brasil celebra três décadas de atuação com olhar em direção ao futuro

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Coprodutos de etanol de milho: alternativa sustentável para os animais de produção​

O HPDDG é amplamente utilizado em dietas para animais de produção devido à sua composição rica em nutrientes, com bom perfil de aminoácidos, energia, minerais, vitaminas hidrossolúveis e compostos imunoestimulantes. Pág. 6

imagem-3

Influenza Aviária: preocupação cresce no setor agropecuário

Veja os pontos fundamentais sobre a doença e seus riscos à saúde, além de reforçar medidas de prevenção.  Pág. 32

imagem-4

Inteligência Artificial aumenta a precisão na hora dos ajustes nutricionais na suinocultura

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

A importância da nutrição na programação fetal de bovinos

Objetivo é assegurar que o feto se desenvolva de forma saudável. Pág. 49

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp