Projeções para a produção de farelo e de óleo de soja seguem inalteradas pautadas pela expectativa de retorno da mistura obrigatória de biodiesel para 13%.
A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) atualizou as estatísticas mensais do complexo soja no Brasil e as projeções para a safra corrente.
As projeções da ABIOVE indicam volume recorde de exportações em 2021 após novo aumento para 86,7 milhões de toneladas, alta de 1 milhão de toneladas perante a previsão anterior. Já para o esmagamento de soja as estimativas permaneceram inalteradas em relação à anterior (46,5 milhões de toneladas) devido à expectativa de retorno da mistura obrigatória de biodiesel ao óleo diesel fóssil para 13% (B13) nos próximos 2 leilões (L81 e L82), do consumo e das exportações de farelo de soja.
Os dados amostrais até maio também indicaram queda de 3% no esmagamento de soja em 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior, resultado que decorre da redução da mistura de biodiesel para 10% por dois leilões consecutivos (L79 e L80).