Agronegócio baiano fecha primeiro trimestre de 2022 em alta

Setor representa quase 25% do PIB do Estado

Puxado pela produção de insumos e pelo processamento dos produtos agropecuários, o agronegócio baiano expandiu no primeiro trimestre de 2022, aumentando também a sua contribuição para o fortalecimento da economia do Estado. É o que revela o levantamento divulgado nesta semana pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Segundo o órgão, no período analisado, o PIB do setor agropecuário totalizou R$ 22,7 bi, o que corresponde a 24,3% do PIB estadual. Essa participação é superior à verificada no primeiro trimestre de 2021.

Os números não surpreenderam a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), que já estava bastante otimista com o desempenho do setor. “O agro não parou em nenhum momento. Pelo contrário, frente à crescente demanda por alimento, temos investido em capacitação e tecnologia para aumentar cada vez mais a nossa produção e produtividade. O resultado ora apresentado é parcial, nós acreditamos que o ano fechará com números ainda melhores, após contabilizada a safra agrícola e a confirmado recorde na colheita de grãos”, comemorou o presidente Humberto Miranda.

As expectativas de Miranda têm toda razão em ser, haja vista que o primeiro trimestre, mesmo com a ocorrência de importantes safras, não é o principal para setor. A maior parte da produção agropecuária baiana se desenvolve no segundo trimestre e isso caracteriza impactos positivos tanto no próprio segmento agropecuário quanto em segmentos agregados, a exemplo do transporte e comercialização.

O coordenador de Contas Regionais da SEI, João Paulo Caetano, confirma essa estimativa. “Considerando essa especificidade e com base em alguns indicadores mais atualizados relativos à produção agrícola baiana, a expectativa é que no segundo trimestre se tenha um desempenho mais favorável para o segmento do agronegócio baiano”.

Para o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, Leonardo Bandeira, determinadas sazonalidades no setor do agronegócio são normais e até esperadas. “O que nos chama atenção nos novos números oferecidos pela SEI é que o setor se consolida como responsável por uma grande fatia das riquezas geradas pela Bahia. O agronegócio vem, já há muito, sendo responsável por cerca de um quarto do PIB do estado, e repetimos a performance nessa parcial. Tudo isso é fruto de uma política acertada, muito trabalho e a dedicação daqueles que empreendem e trabalham no campo”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp