Uma ampla análise sobre o processo de comunicação e marketing para aumentar o consumo de ovos abriu o último dia do Conbrasul Ovos, evento que está sendo realizado em Gramado (RS).
Dois painéis iniciais, intitulados “Ações e desafios na promoção do consumo de ovos. Papel da orientação do produtor”, foram apresentados por José Eduardo dos Santos, Presidente da Associação Gaúcha de Avicultura e Edival Veras, Presidente do Instituto Ovos Brasil.
Santos destacou todo o trabalho que levou ao desenvolvimento da Ovos RS. “Temos um papel muito importante com capacitação, auditorias e parcerias com instituições e empresas”, disse. “Fazemos , inclusive, um trabalho na área de medicina veterinária e zootecnia, com todo amparo aos produtores de ovos do Rio Grande do Sul”, afirmou.
Edival Veras destacou em sua participação todo o conceito embasado em pesquisa para esclarecer a população sobre os mitos que envolvem o consumo de ovos. “Com muito empenho conseguimos aumentar o consumo de ovos de 120 unidades per capita/ ano em 2007, ano de lançamento do Instituto Ovos Brasil, para a marca de 275 ovos neste ano de 2025. E temos a meta de chegar ao consumo de 365 ovos per capita ao ano”, destacou.
O Instituto Ovos Brasil faz parte desta evolução, de acordo com Veras. “E é importante destacar ainda que unimos aumento de consumo, com aumento de produção e de remuneração ao produtor. É a paixão por produzir ovos que nos faz produzir mais e melhor”, afirmou.
Dando sequência, a empresária Valéria Trento apresentou o case especial do “Contém ovo”, um restaurante fast food de comida saudável baseada em ovos. “Percebemos a variabilidade de possibilidades da inclusão de ovos como protagonistas em nossas receitas e hoje nosso objetivo é ampliar para uma rede de restaurantes referência em receitas à base de ovos”, afirmou.
E finalizando a manhã, Marília Rangel, diretora de Unidade de Negócios de Avicultura da MSD Saúde Animal, trouxe o tema “Sanidade, prevenção e biosseguridade como fatores essenciais para o consumo de ovos”.
Ela destacou que os animais de produção representam 40% do valor total de produção agropecuária. “Mais de 1,3 bilhão de pessoas no mundo dependem diretamente de animais de produção para sua geração de renda”, afirmou.
Segundo ela a perda de produtividade impacta muito a economia e a segurança alimentar no mundo. “A menor disponibilidade de alimentos gera impactos ambientais e acesso limitado a mercados. Temos que trabalhar a confiança do consumidor diariamente, entregando um alimento seguro e saudável”, finalizou.