A inflação e a queda da renda dos brasileiros têm provocado a redução do consumo de carnes de diferentes espécies. Uma rica fonte de proteína e ingrediente de diversos pratos, os ovos têm sido um excelente substituto desses alimentos, cujo consumo aumentou 8,5% em 2020, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Para atender à demanda aquecida, a Katayama Alimentos aumentou a produção em 25% no ano passado. A exigência por qualidade, no entanto, eleva-se conjuntamente.
Alcançar esse índice de crescimento só é possível porque a Katayama Alimentos investe fortemente em tecnologia e biosseguridade, o que permite levar ao mercado ovos in natura, líquidos e em pó sem riscos à saúde dos consumidores. “Temos como base o tripé preparo, investimento e conhecimento. Além disso, um trabalho focado na saúde e não na doença das aves”, afirma Gilberto Katayama, Diretor de Operações do Grupo Katayama.
O alto nível de eficiência da companhia em todas as etapas da produção é uma resposta à evolução do mercado, que não tem mais espaço para produtores que negligenciam os cuidados durante a produção. “Saúde é coisa séria e primar pela qualidade dos produtos que chegam à mesa dos consumidores é condição essencial para a existência, desenvolvimento e perenidade de qualquer empresa dessa cadeia”, afirma Gilberto. “Zelar pela excelência dos ovos que produzimos faz parte da cultura da empresa e está disseminada entre nossos colaboradores”, completa.
Bem-estar animal
O aumento das vendas da Katayama Alimentos não é fruto somente do aquecimento do mercado, mas também da qualidade oferecida pela marca, essencial para a conquista de novos clientes – no Brasil e no mundo. Ovos e aves não são todos iguais e a saúde animal é tratada com rigor pela empresa desde o nascimento das poedeiras. As aves crescem em ambientes climatizados, tranquilos e sem contato com outras espécies de animais, com acesso à água tratada e alimentação balanceada produzida sob total supervisão na própria unidade industrial da empresa.
O manejo em todas as etapas do processo atende a cuidadosos protocolos e ocorre em ambientes dotados de ar livre de agentes patogênicos, sob temperaturas ideais para cada fase de vida dos animais, e segue um programa de vacinação eficiente, colocando a Katayama Alimentos no altíssimo nível de segurança esperado na cadeia alimentícia.
Além do básico
A Katayama Alimentos desenvolveu um programa próprio de biosseguridade, que reúne procedimentos técnicos, conceituais, operacionais e estruturais com vistas a prevenir ou controlar a contaminação dos rebanhos avícolas por agentes infecciosos que possam afetar a produtividade e a saúde dos consumidores. O programa compreende controle de trânsito e de vetores, tratamentos de resíduos, monitoramento laboratorial, auditorias, educação continuada e plano de contingência, entre outros aspectos.
Nenhuma etapa da produção é excluída do programa de biosseguridade, que inclui limpeza, higienização e desinfecção de todos os processos e ambientes, por meio de medidas sanitárias severas direcionadas a colaboradores, visitantes, fornecedores e prestadores de serviços, abrangendo vestimentas, desinfecção dos calçados e higienização das mãos de todos que têm acesso ao ambiente produtivo, além de medidas de monitoramento e controle aplicadas durante toda a vida das aves. Esses cuidados permitiram que a empresa eliminasse o uso de qualquer antibiótico nas aves.
Os ovos são produzidos sem qualquer contato manual, passam individualmente por lavagem, higienização e inspeção e recebem banho de luz ultravioleta em câmara específica para a eliminação de fungos e bactérias nocivos à saúde. Ovos com microfissuras são excluídos e aqueles perfeitos passam por sistemas de rastreamento, que registram informações relativas à data de produção e o lote.
A Katayama Alimentos atende a todas as normas e leis vigentes no setor de alimentos, como o Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e está alinhada às Boas Práticas de Fabricação (BPF) e às Boas Práticas de Produção (BPP).
Outro diferencial são as certificações obtidas, como a Brand Reputation through Compliance (BRCGS), norma global que visa garantir a segurança dos alimentos e tem aprovação da GFSI (Global Food Safety Initiative); e a Certificação Halal, para o mercado islâmico, que chancela as boas práticas e favorecem a entrada da marca em diferentes regiões do mundo.