Avicultura sul-africana anuncia segundo surto de gripe aviária, agora em frangos

A Associação da Avicultura da África do Sul (SAPA, na sigla em inglês) anunciou ontem (3) a ocorrência de um segundo surto de Influenza Aviária altamente patogênica em uma granja de reprodutores de frangos de corte em East Rand, localizada em Joanesburgo.

A associação informou que a granja está em quarentena e que as aves estão sendo descartadas e sacrificadas sob a supervisão do Departamento de Agricultura, Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural (DALRRD).

A SAPA também informou que este surto ocorreu na mesma área do caso anterior, envolvendo uma granja de poedeiras. Espera-se que esta segunda ocorrência não amplie materialmente as restrições comerciais já em vigor impostos pelos países vizinhos.

“Os efeitos sobre a continuidade do abastecimento de carne de frango são mínimos e os consumidores têm a garantia de que a carne e os ovos de frango permanecem seguros como alimentos, desde que sejam observados os protocolos de cozimento adequados, com temperaturas superiores a 60ºC.”

O surto inicial da gripe aviária H5 em uma granja de poedeiras em East Rand foi identificado como HPAI H5N1. De toda forme, o caso não teve a mesma tensão experimentada em junho de 2017.

No entanto, qualquer surto de HPAI é tratado como extremamente grave e virulento, e a indústria avícola permanece em estado de alerta, disse a SAPA. Os protocolos de quarentena permanecem em vigor na granja em questão.

A empresa afetada tomou a decisão responsável de abater todo o seu plantel – perto de 250 mil cabeças de frangos – dentro do objetivo de proteger as granjas vizinhas e a indústria avícola sul-africana em geral.

Todas as medidas de biossegurança permanecem em vigor. O custo de reposição dessas aves foi estimado em 20 milhões de randes (moeda da África do Sul equivalente a, aproximadamente, R$0,38).

 

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Protocolos de bem-estar animal para matrizes poedeiras de frango de corte

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Da granja à mesa: fatores para se obter um ovo de qualidade

Os produtores enfrentam uma série de desafios para entregar um produto de qualidade ao consumidor, desafios esses, ligados a saúde animal, nutrição adequada e ambiente propício.

imagem-3

A resiliência dos produtores de suínos: enfrentando variações no custo e rentabilidade

Nos últimos quatro anos, a suinocultura enfrentou um cenário desafiador, marcado por variações expressivas no custo de produção, preços de venda e rentabilidade. O desafio de equilibrar custo e preço é constante, mas o setor tem potencial para se manter competitivo e sustentável.

imagem-4

Principais desafios de bem-estar animal na produção de leitões

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

Bem-estar de bezerros: boas práticas de manejo do nascimento ao desmame

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp