No dia 5 a Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA, na sigla em inglês) relatou à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) dois casos de gripe aviária altamente patogênica confirmados em La Jacques-Cartier, Quebec. O primeiro foi constatado em 28 de junho, o segundo no último domingo, 3 de julho. O número ou tipo de aves afetadas pela doença não foi divulgado.
Outras zonas infectadas mantidas sob total controle sanitário incluem três casos na Columbia Britânica e uma em Saskatchewan. Em todo o país, a maioria das zonas de controle primário anteriormente estabelecidas para a gripe aviária foi ou vem sendo revogada.
Também existem restrições à entrada de aves no país, especialmente dos estados dos EUA afetados. Todas as aves in natura e todos os produtos e subprodutos de aves que não sejam totalmente cozidos, incluindo ovos e alimentos crus para animais de estimação, provenientes, processados ou embalados das zonas restritas em alguns estados dos EUA estão sob restrição até novo aviso, ressaltou a CFIA.