CEPEA: IPPA recua no 2º trimestre e limita avanço da 1ª metade do ano

Influenciado especialmente por quedas nos preços de produtos hortifrutícolas, pecuários e de alguns grãos, o IPPA/Cepea (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) recuou 1,8% no segundo trimestre de 2021 frente ao trimestre anterior, em termos reais, segundo cálculos do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP.

Dados do Cepea mostram que o IPPA-Hortifrutícolas/Cepea caiu fortes 26,1% entre o primeiro e segundo trimestres de 2021, com reduções sendo observadas para todos os produtos acompanhados, com destaque para batata, tomate, banana e uva. No caso da pecuária, o IPPA-Pecuária/Cepea teve queda de 3,3% na mesma comparação, pressionado sobretudo pelas desvalorizações da arroba bovina, dos suínos e do leite. Para o IPPA-Grãos/Cepea, a queda foi de 3,7%. Dentre os produtos considerados neste Índice, destaca-se a desvalorização do arroz.

Já para o IPPA-Cana e Café/Cepea, houve expressiva alta de 21% entre o primeiro e o segundo trimestres de 2021. O índice foi impulsionado principalmente pelas valorizações da cana, mas o preço do café também subiu no período.

1º SEMESTRE – No balanço do primeiro semestre deste ano, o IPPA/Cepea cresceu 11,5% frente ao mesmo período de 2020, em termos reais – essa variação acabou sendo limitada pela queda observada no segundo trimestre de 2021.

Neste caso, o impulso para o semestre veio do IPPA-Grãos/Cepea, que teve alta real de expressivos 25,6%, reflexo das fortes elevações observadas para o algodão (de 24,4%), para o arroz (de 11,5%), para o milho (25,9%) e para a soja (27,9%). O IPPA-Pecuária/Cepea teve aumento de 4,4% no primeiro semestre de 2021 frente ao mesmo período de 2020, sustentado especialmente pelos preços da arroba bovina e do frango.

Já o IPPA-Hortifrutícolas/Cepea recuou 18,2% no primeiro semestre de 2021, com quedas nos preços de todos os produtos acompanhados. O IPPA-Cana e Café/Cepea teve baixa real de 3,5%, reflexo exclusivamente do comportamento dos preços da cana.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp