Nesta quinta-feira (17), o Serviço Veterinário Oficial (SVO) confirmou a detecção de dois novos casos de IAAP – um em ave silvestre, outro em criação de subsistência.
O caso em ave silvestre ocorreu, novamente, no Estado de São Paulo. Foi detectado no município de Barueri, região da Grande São Paulo, e envolveu um pato – que, pela classificação do SVO não se trata de ave de criação doméstica, mas de vida livre.
Já a ocorrência envolvendo criação de subsistência envolve um novo estado: o Ceará e, mais exatamente, o município de Quixeramobim, situado a pouco mais de 200 km da capital cearense, Fortaleza. Não há, ainda, informações sobre o tipo de ave doméstica afetada.
Com esses dois novos registros, o número de casos de IAAP no País sobe para 182, quase 10% a mais que os 166 acumulados um ano atrás. Desse total, a maioria absoluta (mais de 90% do total, 169 casos) envolve aves silvestres; outros cinco, mamíferos aquáticos; e sete, criações de subsistência, boa parte deles ocorridos nos últimos 30 dias. A avicultura comercial tem somente um registro.