A França elevou seu nível de alerta de Influenza Aviária de “moderado” para “alto”, exigindo que as granjas avícolas do país mantenham as aves em ambientes fechados, já que a Europa enfrenta o ressurgimento sazonal da doença.
A Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), comumente chamada de gripe aviária, é uma doença sazonal transmitida por aves migratórias. Ela levou ao abate de dezenas de milhões de aves em todo o mundo nos últimos anos, interrompendo a produção e aumentando o medo de transmissão humana.
“Este decreto… foi emitido após evidências de infecção entre aves selvagens migratórias na Europa, incluindo a França, e a confirmação de vários surtos em granjas avícolas”, declarou o Ministério da Agricultura no diário oficial do país.
Até o momento, dois surtos de IAAP foram detectados em granjas avícolas e três em criações de fundo de quintal, informou o ministério no comunicado. Um primeiro caso foi detectado em meados de outubro em uma granja de criação de faisões e perdizes no norte da França.
A mudança de status começa a vigorar nesta próxima quarta-feira, 22.
Em 2025, a alteração e elevação do status de risco na avaliação sazonal estão entrando em vigor mais cedo do que nos anos anteriores, ou seja, no mês de outubro, enquanto em 2024 foram introduzidas em novembro e em 2023 somente no mês de dezembro.