Consumidor quer proteínas vegetais, mas sem pagar caro

Metade dos consumidores brasileiros reduziu o consumo de proteínas animais no ano passado, mas a maioria não está disposta a pagar mais caro por um produto vegetal, de acordo com pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da organização The Good Food Institute Brazil e que teve o apoio de 11 empresas do setor de alimentos.

A pesquisa foi feita com 2 mil pessoas a partir de 18 anos, selecionadas por cotas de gênero, idade e regiões do país, de todas as classes sociais. Das pessoas entrevistadas em 2020, 50% afirmaram que estavam diminuindo o consumo de proteínas animais e substituindo esses produtos por proteínas alternativas – encaixando-se, assim, entre os “flexitarianos”. O resultado representou um salto em comparação à pesquisa anterior, de 2018, quando 29% se enquadravam nesse perfil.

Desse grupo, 56% estavam consumindo, em 2020, frango pelo menos três vezes por semana, e 43% consumiam carne bovina. Quase metade das substituições (47%) era feita exclusivamente por legumes, verduras e grãos.

Porém, o custo da troca da proteína animal pela vegetal ainda é um entrave para a migração do consumo. Dos entrevistados, somente 36,5% manifestaram disposição em pagar mais por um produto vegetal análogo ao animal, enquanto 39% estavam escolhendo a opção de proteína mais barata, sem se importar com qual a origem (animal ou vegetal).

Ainda assim, há desejo dos consumidores pela proteína vegetal. A maioria dos entrevistados apontou em 2020 que preferia consumir alternativas vegetais em casa, seja ao cozinhar (62%) ou pelo delivery (44%).

Para Felipe Krelling, coordenador de engajamento corporativo do GFI Brasil, “há sempre que se concentrar esforços no que é essencial: sabor, aroma e textura semelhantes, preço competitivo, e que esses produtos tenham características de saudabilidade desejadas pelo consumidor”.

Em sua avaliação, o barateamento das proteínas vegetais virá com o desenvolvimento dessa indústria. “Existe uma dinâmica natural de mercado: o preço vai ficando mais competitivo à medida que a escala aumenta, o domínio das tecnologias é maior e conseguimos nacionalizar os ingredientes”, diz o especialista, em nota.

“A alimentação tem um aspecto cultural bastante forte, e a carne está inserida em muitas das tradições brasileiras como a feijoada, o churrasco de domingo, o peru no Natal, etc. Por isso, a mudança desses hábitos depende de a indústria conseguir desenvolver produtos que se insiram nessas situações, que promovam a experiência sensorial que o consumidor espera e os aspectos de saudabilidade que ele valoriza”, defende Raquel Casselli, gerente de engajamento corporativo do GFI, na mesma nota.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp