Consumidores buscam alimentos saudáveis e sustentáveis, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela empresa especializada em tendências e projeções de mercado, WSGN, revelou que os consumidores de 2024 estarão cada vez mais preocupados com a alimentação saudável e sustentável. Embora cada geração tenha objetivos e prioridades diferentes, as principais tendências para o consumo de alimentos são comuns a todos os grupos.

De acordo com o relatório, os baby boomers, pessoas nascidas na década de 1960, buscam envelhecer com saúde e priorizam refeições saudáveis. Já a geração X, nascida entre 1965 e 1980, procura estabilidade e marcas que transmitam uma imagem de segurança nos alimentos.

A geração Y, nascida entre 1981 e 1996, tem uma preocupação maior com a sustentabilidade e deseja consumir produtos mais básicos. Por fim, a geração Z, nascida após 1996, já veio ao mundo com a internet e são consumidores híbridos que vivenciam experiências físicas, mas adoram inovações digitais.

Consumo saudável

A alimentação saudável é uma das principais tendências para o setor, segundo o relatório Sinais da Fome, realizado pela empresa. Mais da metade dos entrevistados considerou que a comida melhora o sistema imunológico e tem poder de cura maior que remédios. Além disso, afirmaram que uma dieta saudável é capaz de aumentar a expectativa de vida.

A busca por alimentos sustentáveis também é uma tendência crescente entre consumidores e parece ser um caminho sem volta. No entanto, devido ao aumento do custo de vida, as pessoas não querem pagar a mais por isso. Segundo o Euromonitor, apenas um quinto dos consumidores está disposto a gastar mais em produtos associados a sustentabilidade.

Outra tendência é o mercado de alimentos plant-based, impulsionado tanto pelas pessoas que adotaram uma dieta vegetariana quanto pelos chamados flexitarianos, que buscam diminuir o consumo de carne.

Embora o comércio eletrônico tenha tido um “boom” com a pandemia de covid-19, os produtos frescos têm uma desvantagem competitiva nas vendas online. No entanto, a tecnologia pode ajudar, permitindo que o consumidor conheça mais as características e os métodos de produção dos alimentos no ambiente virtual antes de realizar uma compra na loja física.

“Os consumidores de 2024 estarão cada vez mais preocupados com a alimentação saudável e sustentável. As empresas que se adaptarem a essas tendências e oferecerem produtos que atendam às demandas dos diferentes grupos etários estarão em vantagem no mercado, destaca Maurício Godinho sócio-líder de alimentos da KPMG.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

revista01

CASP: INAUGURA CENTRO DE TECNOLOGIA DE PROTEÍNA ANIMAL

A CASP inaugurou seu novo Centro de Tecnologia de Proteína Animal (CTPA). A Mundo Agro esteve presente no evento e conversou com os principais nomes da CASP para entender os objetivos e as novidades do novo centro. Página 12.

revista02

EVOLUÇÃO DO MERCADO DE SUÍNOS E AVES NO BRASIL: UM PANORAMA DESDE OS ANOS 2000

O Brasil se consolidou como um dos maiores exportadores mundiais de carne de frango e suína, beneficiando-se de uma combinação de competitividade nos custos de produção, qualidade do produto e expansão para novos mercados. Página 16.

revista03

COMO MELHORAR A RENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE?

Mesmo com todo este conjunto de medidas para alcançar este sucesso na produção, é possível encontrar oportunidades de melhorias quanto à rentabilidade na produção. Página 18.

revista04

QUALIDADE DOS PINTOS DE 1 DIA: ASPECTOS ESSENCIAIS PARA SUCESSO NA INCUBAÇÃO E TRANSPORTE

O sucesso na produção avícola começa com a excelência nos primeiros dias: controle preciso, gestão eficaz e transporte cuidadoso são fundamentais para garantir pintos saudáveis e produtivos. Página 30.

revista05

RAÇÃO MULTIPARTÍCULA NO MANEJO DA PRODUÇÃO DE LEITE: BENEFÍCIOS E ESTRATÉGIAS EFICAZES

Conheça a jornada inspiradora de José Ricardo Santini Campos no mundo agronegócio, com seus desafios e estratégias para alcançar resultados de sucesso. Página 56.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp