Consumidores buscam alimentos saudáveis e sustentáveis, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela empresa especializada em tendências e projeções de mercado, WSGN, revelou que os consumidores de 2024 estarão cada vez mais preocupados com a alimentação saudável e sustentável. Embora cada geração tenha objetivos e prioridades diferentes, as principais tendências para o consumo de alimentos são comuns a todos os grupos.

De acordo com o relatório, os baby boomers, pessoas nascidas na década de 1960, buscam envelhecer com saúde e priorizam refeições saudáveis. Já a geração X, nascida entre 1965 e 1980, procura estabilidade e marcas que transmitam uma imagem de segurança nos alimentos.

A geração Y, nascida entre 1981 e 1996, tem uma preocupação maior com a sustentabilidade e deseja consumir produtos mais básicos. Por fim, a geração Z, nascida após 1996, já veio ao mundo com a internet e são consumidores híbridos que vivenciam experiências físicas, mas adoram inovações digitais.

Consumo saudável

A alimentação saudável é uma das principais tendências para o setor, segundo o relatório Sinais da Fome, realizado pela empresa. Mais da metade dos entrevistados considerou que a comida melhora o sistema imunológico e tem poder de cura maior que remédios. Além disso, afirmaram que uma dieta saudável é capaz de aumentar a expectativa de vida.

A busca por alimentos sustentáveis também é uma tendência crescente entre consumidores e parece ser um caminho sem volta. No entanto, devido ao aumento do custo de vida, as pessoas não querem pagar a mais por isso. Segundo o Euromonitor, apenas um quinto dos consumidores está disposto a gastar mais em produtos associados a sustentabilidade.

Outra tendência é o mercado de alimentos plant-based, impulsionado tanto pelas pessoas que adotaram uma dieta vegetariana quanto pelos chamados flexitarianos, que buscam diminuir o consumo de carne.

Embora o comércio eletrônico tenha tido um “boom” com a pandemia de covid-19, os produtos frescos têm uma desvantagem competitiva nas vendas online. No entanto, a tecnologia pode ajudar, permitindo que o consumidor conheça mais as características e os métodos de produção dos alimentos no ambiente virtual antes de realizar uma compra na loja física.

“Os consumidores de 2024 estarão cada vez mais preocupados com a alimentação saudável e sustentável. As empresas que se adaptarem a essas tendências e oferecerem produtos que atendam às demandas dos diferentes grupos etários estarão em vantagem no mercado, destaca Maurício Godinho sócio-líder de alimentos da KPMG.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

mundo01

Giordano Global: uma nova era de inovação e crescimento

A transformação da Gi-Ovo em Giordano Global não apenas redefine a identidade corporativa, mas também promete uma resposta global para as demandas crescentes do setor avícola. Página 10.

mundo02

Ponte para o futuro

Simpósio Brasil Sul de Avicultura e 15ª Poultry Fair debatem os avanços essenciais para a avicultura brasileira. Página 12.

mundo03

Abate de bovinos e suínos cresce enquanto o de frangos cai no 4º trimestre de 2023

Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações brasileiras de genética avícola alcançaram em novembro 2,321 mil toneladas. Página 17.

mundo04

O legado de Munir Aboissa

Descubra como Munir Aboissa transformou sua paixão e visão em uma das empresas líderes no mercado de commodities agrícolas da América Latina. Página 16.

mundo05

A importância do uso do NIRS na produção animal

Uma maneira de avaliar as amostras de matérias-primas com rapidez e eficiência é através do uso do NIRS (Near Infrared Spectroscopy). Página 20.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp