Deputados Democratas dos EUA abrem investigação sobre resposta de Kennedy à gripe aviária

De acordo com a Reuters, em Washington os democratas do comitê de supervisão da Câmara dos Deputados abriram uma investigação pela forma como o Secretário (Ministro) da Saúde Robert F. Kennedy Jr. vem agindo, em resposta federal, ao surto de gripe aviária que se disseminou por todo o país.

Kennedy, um cético de longa data em relação às vacinas, disse não apoiar uma vacina contra a gripe aviária para aves. Em vez disso, sugeriu a disseminação indiscriminada do vírus entre as galinhas, objetivando identificar aquelas com resistência natural.

Especialistas em saúde alertaram que a abordagem não funcionaria e aumentaria o risco de estimular novas mutações do vírus que o tornariam transmissível entre pessoas, desencadeando, possivelmente, uma nova pandemia.

A gripe aviária matou quase 170 milhões de galinhas, perus e outras aves desde o início do atual surto em 2022. Além disso, desde o ano passado, o vírus vem se disseminado cada vez mais para humanos e outros mamíferos.

“Permitir que a gripe aviária destrua rebanhos por todo o país é perigoso e imprudente”, diz a Kennedy carta assinada por Gerald Connolly, líder democrata no Comitê de Supervisão e Reforma Governamental, por Raja Krishnamoorthi, líder democrata no Subcomitê de Saúde, e por três outros membros do Congresso.

Na carta são solicitadas informações sobre a forma como se desenvolve a comunicação entre o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS), de Kennedy, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), bem como com os especialistas em gripe aviária consultados pelo HHS.

O HHS ainda não respondeu a um pedido de comentário.

A secretária do USDA, Brooke Rollins, informou que teve vários encontros com Kennedy acerca da gripe aviária e um porta-voz aduziu que “eles estão alinhados na abordagem”, mas não deu mais detalhes sobre sua posição.

O USDA declarou em 20 de março que está investindo US$ 100 milhões para pesquisar vacinas e outros tratamentos para a gripe aviária.

Com o presidente dos EUA, Donald Trump, prestes a impor novas tarifas recíprocas aos parceiros comerciais globais nesta quarta-feira (2/4), décadas de comércio baseado em regras pré-estabelecidas parecem prestes a ser destruídas – acrescenta a Reuters.

Os comentários da agência de notícias são finalizados com a observação de que ontem (1º de abril) o USDA consultou o Centro de Medicina Veterinária (CVM) da Food and Drug Administration (FDA, a ANVISA dos EUA), indagando sobre a existência de possíveis terapias para o tratamento da Influenza Aviária.

Mas, provavelmente, a resposta esperada – qualquer que seja – não virá tão cedo. É que parte do staff técnico envolvido exatamente na busca de uma resposta à doença acaba de ser mandado para casa, como parte das demissões em massa que vêm ocorrendo nos órgãos públicos norte-americanos.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Protocolos de bem-estar animal para matrizes poedeiras de frango de corte

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

imagem-2

Da granja à mesa: fatores para se obter um ovo de qualidade

Os produtores enfrentam uma série de desafios para entregar um produto de qualidade ao consumidor, desafios esses, ligados a saúde animal, nutrição adequada e ambiente propício.

imagem-3

A resiliência dos produtores de suínos: enfrentando variações no custo e rentabilidade

Nos últimos quatro anos, a suinocultura enfrentou um cenário desafiador, marcado por variações expressivas no custo de produção, preços de venda e rentabilidade. O desafio de equilibrar custo e preço é constante, mas o setor tem potencial para se manter competitivo e sustentável.

imagem-4

Principais desafios de bem-estar animal na produção de leitões

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

imagem-5

Bem-estar de bezerros: boas práticas de manejo do nascimento ao desmame

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp