Desempenho do ovo em fevereiro

Nada como um bom susto para fazer os mais distraídos reporem as peças no devido lugar.

Era mais ou menos assim, distraída, que vinha se comportando a avicultura de postura desde que, em agosto do ano passado, viu os ovos obterem a melhor remuneração de todos os tempos. Depois daquele mês, enquanto os custos continuavam aumentando, os preços recebidos passaram a retroceder e o setor, parece, nem se deu conta disso.

O susto veio em janeiro, quando o preço recebido pelo produtor retornou, nominalmente, a níveis que haviam sido registrados quase dois anos antes, no primeiro trimestre de 2021. Então, os resultados só não foram piores porque o setor passou a descartar poedeiras mais velhas e/ou menos produtivas. Mesmo assim, o preço médio registrado no mês correspondeu ao menor patamar em 12 meses.

Mas como a lição primordial fora feita, frutos mais significativos seriam obtidos em fevereiro. Pois, à limpeza do plantel menos produtivo, somou-se a retomada do consumo – pelo término das férias de parte da população, mas também pelo reinício, mesmo incipiente, do ano letivo e da merenda escolar.

Resultado: valorização mensal de 33% e anual de, quase, 25% e a melhor média de todos os tempos, superando em mais de 12% o recorde anterior, registrado em agosto do ano passado.

Nos últimos dias do mês o mercado deu sinais de estabilização. Mas apenas porque o consumidor está esgotado. Ou seja: em março, tudo aponta na direção de novas valorizações. Não apenas porque estejamos no início de um novo mês, mas também – e principalmente – porque entramos na Quaresma, período religioso em que, tradicionalmente, o ovo alcança, senão o melhor, um dos melhores preços do ano.

Coincidentemente, altas similares às do Brasil vêm ocorrendo também na Europa e na América do Norte, mas por razão absolutamente distinta (perda de plantel pela Influenza Aviária). De toda forma, o consumidor brasileiro vem sendo bombardeado diariamente com notícias vindas do exterior a propósito da carência do produto e dos preços elevados. Quer dizer: está mais propenso a pagar o justo preço.

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