Depois de comemorarem – no último sábado, 29 de junho – o Dia Nacional da Asa de Frango, os EUA agora se preparam para o Dia Nacional do Frango Frito, no próximo sábado, 6 de julho. Entremeando as duas datas, o feriado de 4 julho, Dia da Independência. É um estímulo ímpar ao aumento do consumo da carne de frango.
Nascidas nos EUA como “comida de boteco” na segunda metade do século XX, as asas de frango oferecidas por diversos estabelecimentos da cidade de Buffalo (estado de Nova Iorque) logo se tornaram nacionalmente conhecidas. A ponto de serem identificadas como “Buffalo Wings” (Asas de Buffalo). Foi quando o corte, até então matéria-prima para ração, começou a se tornar prato de consumo humano.
Em 1977 a prefeitura da cidade de Buffalo procurou capitalizar o prato local patrocinando a criação do Dia Nacional da Asa de Frango, comemorado no país em 29 de junho e antecedendo o Dia da Independência, comemorado logo a seguir, em 4 de julho.
Pelas estimativas mais recentes, os norte-americanos vêm consumindo, anualmente, cerca de 300 asas de frango per capita – o que, frente a uma população de cerca de 340 milhões de pessoas, corresponde a algo em torno de 100 bilhões de asas/ano.
Mas o grande consumo está concentrado em duas datas: no Dia de Ação de Graças (4ª quinta-feira de novembro) e no dia do Super Bowl, jogo anual que marca o final do campeonato de futebol americano dos EUA.
Há três anos disputado no segundo domingo de fevereiro, neste ano o Super Bowl garantiu à avicultura o consumo de, aproximadamente, 1,5 bilhão das Buffalo Wings. É uma quantidade que deve ser superada no vindouro Thanksgiving Day, em 28 de novembro próximo.
Dia do Frango Frito
Segundo a Wikipedia, não há certeza quanto ao surgimento do Dia do Frango Frito, comemorado anualmente no dia 6 de julho. O que todos reconhecem é que a primeira cadeia do mundo de fast-food de frango – a Kentucky Fried Chicken, criada pelo Coronel Sanders (1890-1980) – capitalizou a data, tornando-a mundialmente conhecida através da sua rede de lojas próprias e de franquias instaladas em todos os continentes.
Agora é passado, mas não custa mencionar que, há exatamente um mês, no último dia 2 de junho, os norte-americanos comemoraram o Dia Nacional do Frango Assado – aquele preparado na chamada “televisão de cachorro”. E, pra não perder a mania, no dia seguinte, 3 junho, celebraram o Dia Nacional do Ovo.