Um novo surto de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foi confirmado em um rebanho comercial de poedeira no Condado de Darke, Ohio — o primeiro desde 4 de março — elevando as perdas totais de aves em 2025 para 30,6 milhões em nove estados, de acordo com a mais recente “Visão Geral dos Mercados de Ovos” do Serviço de Marketing Agrícola do USDA.
Até o momento, o Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos EUA relatou 41 surtos em operações comerciais de postura no Arizona, Califórnia, Iowa, Indiana, Missouri, Carolina do Norte, Ohio, Pensilvânia e Washington.
O impacto é dos mais significativos: 19,6 milhões de aves foram perdidas em sistemas convencionais de gaiolas, 11 milhões em sistemas sem gaiolas e 26.000 em sistemas orgânicos. Esses números representam 10,8% dos plantéis de galinhas poedeiras, tanto em gaiolas quanto em sistemas sem gaiolas, conforme estimativas de 1º de janeiro de 2025.
Enquanto o rebanho em gaiolas diminuiu 12,5% de janeiro a março, os rebanhos criados sem gaiolas e orgânicos cresceram modestamente — 4,4% e 0,3%, respectivamente. Apesar do crescimento dos sistemas alternativos, quase dois terços de todas as aves despovoadas neste ano vieram de instalações em gaiolas.
Ohio foi o mais atingido, respondendo por 44% das perdas nacionais. O estado relatou 13,5 milhões de galinhas perdidas devido a graves surtos de gripe aviária somente em 2025.
Autoridades do USDA continuam monitorando a situação de perto, alertando que futuros surtos podem prejudicar ainda mais as cadeias de suprimentos e afetar os preços dos ovos em todo o país.