Estudo do Sebrae RS aponta impactos da seca para pequenos produtores gaúchos

Organização ouviu 520 produtores das lavouras de grãos, frutas e hortaliças, pecuária de corte e leite, apicultura e piscicultura

O cenário desafiador frente à estiagem que atinge o Rio Grande do Sul pela terceira temporada seguida não é menos desafiador para os produtores de pequeno porte. Pesquisa realizada pelo Sebrae RS indica que 94,8% empreendedores rurais foram impactados pela seca no que tange à produção. Destes, 34,48% tiveram a produção afetada entre 41% e 60%; 24,14% tiveram a produção afetada entre 11% e 40%; e 20,8% tiveram a produção afetada entre 61% e 80%. O estudo ouviu 520 produtores rurais atendidos pelo Sebrae RS no Estado que atuam em lavouras de grãos, frutas e hortaliças, pecuária de corte e leite, apicultura e piscicultura.

Diretamente ligado à produtividade, ao valor pago ao produto e ao custo de produção, o faturamento também foi apontado para 70,77% dos produtores como menor na comparação com a safra anterior. Quando questionados sobre a adoção de medidas para contornar os impactos da seca na sua propriedade, um ponto positivo: pouco mais de um terço dos produtores rurais gaúchos (35,98%) estão tomando medidas de manejo conservacionista no solo. A ação é considerada fundamental e diretamente relacionada à capacidade de aumento da produtividade do solo, e sua capacidade de enfrentar os eventos climáticos recorrentes das safras de verão.

Segundo o coordenador de Projetos Setoriais do Agronegócio do Sebrae RS, André Bordignon, o estudo replica uma pesquisa similar realizada no ano passado elaborada com o objetivo de entender as principais necessidades do produtor e propor soluções para auxiliar a minimizar os impactos da seca em relação ao negócio no curto, médio e longo prazo. “É uma ferramenta que nos permite sermos mais assertivos na proposição de soluções aderentes a necessidade para a manutenção do negócio frente a frustração de mais uma safra que foi castigada pela falta de chuvas nas mais diferentes regiões e em diferentes culturas”, explica.

Para o especialista, a reavaliação dos sistemas de gestão das propriedades e o melhor entendimento da situação financeira de cada negócio são alguns dos pontos cruciais para os produtores se manterem competitivos. A avaliação é corroborada por outro dado, que aponta que 71,35% dos produtores não possuem seguro agrícola, recurso que poderia ser uma solução para mitigar parte das perdas da produção e trazer uma garantia para os produtores rurais.

Os dados completos da pesquisa do Sebrae RS podem ser acessados no endereço https://conhecimento.sebraers.com.br/lp/impactoseca/.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp