Estudo no AM faz diagnóstico de Covid e outras doenças a partir de ovos de galinha

Um estudo feito no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), em Manaus, desenvolveu um processo de produção de anticorpos, a partir de ovos de galinha, que ajudam a diagnosticar doenças como a Covid-19, dengue e malária.

O pesquisador do CBA, Diogo Castro, é responsável pela pesquisa, que já é desenvolvida desde 2017. Cerca de 50 galinhas vivem em uma granja na rodovia BR-174 e produzem ovos que são usados para a detecção das doenças.

De acordo com o pesquisador, as substâncias que são injetadas nas galinhas são os antígenos de doenças específicas, para que se obtenha os anticorpos para cada uma delas.

A partir da retirada dos anticorpos, que são gerados nos ovos, é possível produzir testes para que as doenças sejam detectadas em pacientes.

Método dispensa sacrifício de animais
De acordo com o pesquisador, o método de obtenção dos anticorpos em laboratórios costuma ser feitos em mamíferos, como camundongos. Durante os processos, os animais acabam sendo sacrificados devido a necessidade de retirada de sangue.

A utilização do método de obtenção dos anticorpos através dos ovos de galinha, segundo Castro, permite que nenhum dos animais sejam sacrificados no processo, além de otimizar os resultados a partir dos ovos coletados na granja.

Projeto em fase de validação
O pesquisador informou que o projeto já tem um teste validado de detecção de anticorpos da Covid-19. Atualmente, a pesquisa está em fase de validação e no aguardo de autorizações para a venda dos testes de diagnósticos.

Castro comentou que, atualmente, as empresas que produzem os testes são de fora do Brasil e é preciso importar para que os pacientes sejam testados.

Com a aprovação do projeto, não será mais preciso fazer a importação, já que os testes poderão ser feitos no Amazonas, até distribuídos a outros estados.

“Eu vejo esse nosso trabalho como uma quebra de dependência internacional. Se a gente for parar para pensar, hoje, há 572 registradas pela Anvisa que vendem testes para Covid. Todos, 100%, são internacionais. Então, por que não a gente produzir aqui no Brasil e quebrar essa barreira?”, questionou Castro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite
SuiSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

massaio

Entrevista: Dra. Masaio Mizuno Ishizuka

“É preciso repensar as medidas de biosseguridade para atender aos desafios contemporâneos”. Página 18.

agrosys

Sistema de Gestão e Mobilidade à frente da Agroindústria 4.0

A transformação digital através de Sistemas de Gestão tem sido essencial para alavancar todos os negócios relacionados à agroindústria. Página 14.

genetica

Genética e Ovos

A qualidade e as tecnologias empregadas permitiram à avicultura de postura brasileira atingir patamares sem precedentes. Página 33.

OvoSite_AviSite_SuiSite_PecSite_ovo (91)

Casca de ovo é base para fertilizante ecológico mais eficiente que convencionais

Processo de moagem mecanoquímica desenvolvido na UFPR cria produto com liberação controlada de nutrientes evitando desperdícios na lavoura e problemas ambientais relacionados a fertilizantes usados atualmente. Página 36.

frango

Fibras: uma alternativa na modulação intestinal das aves

A saúde intestinal depende da atuação conjunta de funções fisiológicas, microbiológicas e físicas para a manutenção do correto equilíbrio do intestino e é considerada um dos fatores de grande impacto na indústria avícola. Página 44.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Open chat
Fale agora no WhatsApp