Os dados preliminares divulgados pela secretaria de comércio exterior sinalizam que os embarques de ovos e ovoprodutos em 18 dos 23 dias de março continuaram apresentando expressivo crescimento, em volume e receita.
O total embarcado até a semana passada (18 dias de embarques) atingiu quase 3.533 toneladas, superando em 71,5% os embarques realizados na totalidade dos 22 dias de março do ano passado.
O volume médio diário alcançou pouco mais de 196 toneladas, equivalendo a aumento significativo de 109,6% sobre o ano anterior. Se mantido para o restante do mês, o volume total pode atingir quase 4.515 toneladas, indicando incremento anual expressivo de 119,2%.
A receita auferida nestes 18 dias úteis (US$15,419 milhões), significa incremento de quase 91% sobre o recebido na totalidade de março do ano passado. A receita média diária projeta US$19,702 milhões para o corrente mês. Se atingida, significará aumento expressivo de 143,8% em relação a março do ano passado.
O excelente desempenho nos embarques de ovos no decorrer de março ainda não permite concluir se o crescimento está direcionado apenas para o mercado de ovos férteis para produção de pintos de corte ou, os ovos destinados para consumo humano melhoraram volumes.