“Os ovos são um ‘alimento saudável’, de acordo com uma nova definição proposta e divulgada ontem (28) pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA. ‘A definição proposta é mais uma boa notícia para os amantes do ovo, pois reconhece cientificamente que os ovos são uma potência nutricional completa, fornecendo nutrientes como colina, vitamina D e ácidos graxos essenciais que são necessários para uma vida saudável ‘, diz Emily Metz , presidente e CEO da American Egg Board.
A proposta de nova definição se alinha com a pesquisa científica atual e as Diretrizes Dietéticas de 2020 para os americanos, removendo o limite de colesterol na dieta, que não é mais considerado um nutriente de preocupação de saúde pública. Após décadas de pesquisa sobre colesterol, os dados não mostram nenhuma ligação entre comer ovos e risco de doença cardiovascular.
De acordo com a proposição, os ovos ‘ fornecem nutrientes importantes e são especificamente recomendados pelas Diretrizes Dietéticas, 2020-2025 para inclusão em um padrão alimentar saudável’. A regra proposta continua afirmando que os ovos ‘atendem aos critérios ‘saudáveis’ atualizados.’
Os ovos são uma proteína de alta qualidade nutritiva e acessível, oferecendo vitaminas e minerais essenciais que são importantes em todas as fases da vida. Os ovos são uma das melhores fontes de colina, que é fundamental para a saúde do cérebro e do sistema nervoso em todas as idades. De fato, os ovos são especificamente recomendados como um primeiro alimento importante para bebês e crianças pequenas, bem como para mulheres grávidas e mães que amamentam, de acordo com as Diretrizes Dietéticas de 2020 para Americanos .
Notar que esta é uma consulta pública e não uma regra finalizada. Haverá um período de comentários de 90 dias antes que a FDA determine qual será a definição efetiva.