A vice-presidente Global de Relações Institucionais, Reputação e Sustentabilidade da BRF, Grazielle Parenti, explica que a gestão sustentável faz parte da rotina da BRF. “Temos diversas ações sustentáveis em nosso escopo e lançamos, por exemplo, um programa voltado à área agropecuária visando o maior aproveitamento da energia fotovoltaica”.
Ela conta que um convênio firmado com o Banco do Brasil prevê R$ 200 milhões para viabilizar a instalação de painéis solares em granjas dos produtores integrados, com taxas menores e prazos maiores, e condições mais vantajosas do que os padrões de mercado. “Os painéis representam uma evolução da matriz energética, reduzem custos para os produtores e para o meio ambiente, diminuindo a pegada de emissão de gases de efeito estufa. Com esse movimento, avançamos ainda em nosso compromisso de nos tornar Net Zero até 2040, priorizando fontes de energia limpa como a eólica e a solar”, detalha Grazielle.
Já na Nutrien, a diretora de Assuntos Corporativos América Latina, Catharina Pires, conta que entre os diferenciais da empresa estão na incorporação da sustentabilidade no modelo de negócio, permeando o portfólio de soluções, as recomendações fornecidas, os serviços financeiros e a sua plataforma digital.
“É esse modelo inovador, que traz uma experiência completa para o cliente, que nos permitirá alavancar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis para pequenos e médios agricultores, gerando impactos ambientais e sociais positivos que beneficiarão não só a cadeia agrícola, mas o planeta”, salienta Catharina.
A diretora de Food Solution Innovation da Yara Brasil, Deise DallaNora acredita que a gestão sustentável é o caminho para se promover um futuro positivo para as pessoas e para o planeta, além de próspero para o negócio. “Na Yara, a sustentabilidade é um pilar estratégico de nossa atuação. Estamos posicionados para sermos a principal parceira de agricultores e empresas de alimentos na descarbonização de toda a cadeia produtiva, por meio de nosso expertise centenário e um portfólio completo de soluções nutricionais, que combinam conhecimento, inovação e tecnologia.”
A mesa-redonda contará também com a participação da diretora de Food Solution Innovation da Yara Brasil, Deise DallaNora; o diretor-presidente da Orion Tecnologia e Sistemas Agrícolas Ltda. e o diretor de Assuntos Corporativos da John Deere para América Latina, Alfredo Miguel Neto. A moderação do painel será feita pela professora da FGV, advogada especialista em Direito Ambienta, Samanta Pineda.
Digital & Agregação de Valor – A nova liderança do agro
A programação completa do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio já está no site www.mulheresdoagro.com.br. A edição de 2021 trará discussões que buscarão evidenciar o processo de digitalização como um fator fundamental para a inovação do novo agro, não apenas para gestão dentro da porteira das fazendas, mas para o sucesso de todo a cadeia produtiva. Além de evidenciar a agregação, visando gerar novos paradigmas de gestão e criar percepções novas de valor para os mercados e a sociedade. Mudanças tão profundas implicarão uma nova cultura empresarial, uma nova visão dos negócios e um novo timing gerencial das operações, ou seja, um novo perfil de liderança.
Quem se interessar por mais informações ou por garantir a participação no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, pode acessar o site https://www.mulheresdoagro.com.br/inscricoes/.
Serviço
6º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA
Data: 25 a 27 de outubro de 2021
Horário: Das 9h às 13h30
Inscrições: www.mulheresdoagro.com.br
vice-presidente Global de Relações Institucionais, Reputação e Sustentabilidade da BRF, Grazielle Parenti