Getap Milho pretende dobrar a produção dos grãos nos próximos 10 anos

Com o propósito de fomentar o aumento da produtividade do milho, com incentivo ao desenvolvimento de novos estudos e novas tecnologias e técnicas que promovam a sustentabilidade, surgiu o Grupo Tático para o Aumento da Produtividade (GETAP) que reúne líderes empresariais de diversas cadeias do agronegócio brasileiro.

À frente dessa iniciativa, o engenheiro agrônomo Anderson Galvão, diretor da Céleres, consultoria do Agronegócio e especialista no mercado de grãos, comenta que o Getap foi formado, recentemente, depois de se observar que ao mesmo tempo em que existe uma crescente demanda por milho no Brasil e no mercado exterior, e estoques apertados, também há um vasto potencial para essa cultura ser desenvolvida com sustentabilidade e com aumento na produtividade.

“Percebemos em campo, durante esses quase vinte anos de Céleres, que se promovermos mais discussões e estudos, com novos olhares e novas métricas, a cada safra, será possível elevar a produtividade do milho, com respeito ao solo e com melhor aproveitamento das áreas, e isso é extremamente importante no desafio de alimentar o mundo nas próximas décadas”, ressalta Anderson Galvão.

O GETAP Milho tem uma missão junto aos produtores brasileiros: dobrar a produção de milho nos próximos 10 anos. E para atingir essa meta conta com toda a inteligência da Céleres para apontar soluções no agro, como uso de defensivos e fertilizantes especiais, rotação de culturas, plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e agricultura de precisão.

Durante os estudos em campo, foram observados que, de forma geral, as produtividades médias no Paraná e Goiás/Distrito Federal são mais elevadas que o restante do país devido à regularidade climática, altitude elevada e perfil de maior tecnologia/investimento do produtor.

“No último ano, as produtividades tiveram queda em nível nacional devido à janela curta no cultivo de milho, inverno, seca no desenvolvimento da cultura e geada próximo da colheita. Mas entendemos como algo pontual”, explica Anderson Galvão.

“Mas mesmo num ano desafiador como o 2021, resultados preliminares da auditoria independente apontam para níveis de produtividade muito elevados, o que reforça o entendimento que há, sim, muito espaço para aumentar a eficiência produtiva do cereal”.

De modo geral, o cenário está positivo para as exportações. Com o crescimento da produção de segunda safra, o Brasil se consolidou como origem confiável e de alta escala para países consumidores do cereal como Oriente Médio, Ásia e Europa.

Para se ter uma ideia, o Brasil passou a exportar 8-10 MM toneladas por ano para 30-40 MM toneladas após 2017. Este ano, especificamente, embarques devem ficar em 22 MM, influenciados pela quebra de safra de inverno.

Para os próximos cinco anos, o modelo e estudos do Getap apontam para potencial de 60MM toneladas de exportação, com crescimento da demanda dos países habituais e maior interesse dos chineses no nosso cereal.

No mercado interno, o consumo se mantém com crescimento razoável e constante (3%-4% a.a.), com aumento da participação do milho para produção de etanol no Centro-Oeste.

1° Fórum – Para debater temas sobre a cultura do milho, uma das mais importantes do país, o Getap realizará o primeiro fórum, nos dias 10 e 11 de novembro. O evento é destinado aos interessados na cadeia produtiva como um todo e as inscrições são gratuitas.

Serão abordados os seguintes temas: – “A Tecnologia Agronômica (genética, manejo, nutrição, Agricultura 4.0, entre outros)”; “A Economia do Milho (preço, rentabilidade e atratividade do milho em diferentes regiões do país) e “A Produção Sustentável (processos de integração com outras culturas, matriz de combustíveis renováveis e muito mais)”.

Ficou interessado em saber quais são os benefícios que a produtividade do milho pode nos trazer? Qual o nosso papel neste grande processo? Como podemos compreender e colaborar com esse cenário?

getapmilho.com.br

Então, participe do Fórum Nacional Getap. Para mais informações e inscrições

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp