Gripe aviária: crise na França aumenta com novos casos da doença

Surtos de gripe aviária já levaram ao abate mais de 12 milhões de aves na França desde o ano passado, causando a maior crise sanitária da história no país

A crise causada pela gripe aviária ganhou novos contornos no início de abril de 2022. Segundo o Ministério da Agricultura francês, novos casos de uma cepa altamente contagiosa do vírus foram confirmados; com isso, já são mais de 1,2 mil casos em plantéis comerciais de aves. A crise é a maior da história da França e provocou o abate de mais de 12 milhões de aves desde novembro de 2021.

Surtos de gripe aviária

O último surto de gripe aviária causado por aves selvagens que migram no outono começou em setembro de 2021 e afetou todos os países da União Europeia, com exceção de Chipre e Malta. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), os surtos terminaram na primavera, em março de 2022. Em decorrência disso, a França precisou abater 4 milhões de aves.

Acredita-se que o vírus da influenza aviária A (H5N1) tenha sido espalhado por aves selvagens que voltavam da migração, em um fenômeno raro. A nova transmissão ganhou força e velocidade nas duas principais áreas produtoras do país, a Bretanha e a região de País do Loire, famosa pela criação de patos para a produção de foie gras. Até o fim de março, o número de abates de aves devido à doença subiu para 12 milhões desde o ano passado.

Crise para os produtores

A França, assim como o restante da Europa, já sofre com o aumento dos preços de insumos agrícolas causado pelo conflito no Leste Europeu. A Ucrânia era o maior exportador de milho para a União Europeia, e o grão é o principal ingrediente da ração das aves.

Tanto a guerra quanto a gripe aviária estão afetando a oferta e o preço dos ovos no mundo. A Ucrânia era a principal fornecedora de ovos da União Europeia (UE), mas com o confronto a produção e o fornecimento estão comprometidos.

Os Estados Unidos, segundo maior fornecedor de ovos da UE, perderam 19 milhões de galinhas poedeiras no último ano, fazendo o valor do produto subir 200% no mercado interno. Segundo a agência de alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU), o preço mundial dos alimentos já subiu 13% desde o início do confronto no Leste Europeu.

Efeitos para o Brasil

O Brasil também sente os efeitos da gripe aviária internacional. O País não registrou surtos da gripe e tem conseguido aumentar as exportações para suprir a carência no mercado internacional. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), carnes de aves e miudezas registraram aumento de 5% nas exportações em março em comparação ao ano anterior.

O principal destino das aves brasileiras em março foram os Emirados Árabes Unidos, que importaram mais do que a China pela primeira vez. Os países árabes são importantes compradores das aves europeias, e o Brasil tem grande potencial de fornecer substitutos, já que vários frigoríficos do País estão habilitados a produzir o frango halal, com abate e corte que seguem as especificações da lei islâmica.

Segundo dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em 2022 o Brasil deve ser protagonista da venda de carne de frango no mundo. Segundo a instituição, o País deve ser o principal candidato a suprir a demanda desse produto causada pela ausência da proteína ucraniana e pela menor oferta ocasionada pelos surtos de gripe aviária no mundo.

Notícias Relacionadas

Revista OvoSite

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem_01

Ondas de calor: os benefícios do uso do spray de poliuretano na avicultura

Uma maneira eficaz de prevenir as perdas causadas pelas ondas de calor é a aplicação de spray de poliuretano para isolamento térmico nos galpões avícolas. Página 14.

imagem_02

Uso de hidroxi-selenometionina melhora a produtividade e qualidade dos ovos de poedeiras criadas em condições de estresse por calor

Experimento realizado no setor de Avicultura do Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias, na UFPB, indica que a suplementação adequada de selênio na forma de OH-SeMet beneficia os produtores de ovos. Página 16.

imagem_03

Atualização dos níveis de aminoácidos para poedeiras comerciais

A nutrição focada em atendimento dos aminoácidos digestíveis já é um assunto bastante estudado e há muitos anos utilizado na nutrição avícola. Página 20.

imagem_04

O Ovo como um aliado para a Saúde Cardiovascular: Evidências a partir de uma Análise Global?

O ovo, um alimento amplamente apreciado por sua praticidade, sabor e versatilidade, apresenta uma rica combinação de vitaminas e minerais essenciais. Página 28.

imagem_05

Impactos da ocorrência de Bronquite, Laringotraqueíte e Influenza Aviária na produção avícola brasileira

As infecções virais impactam as condições fisiológicas das aves, podendo provocar mortalidade e/ou morbidade. Página 30.

Fale agora no WhatsApp