Vacas em três fazendas leiteiras na Califórnia, o maior estado produtor de leite dos EUA, testaram positivo para gripe aviária, informou o departamento de agricultura do estado na sexta-feira (30).
As novas infecções estendem um surto nos EUA do vírus H5N1 em gado leiteiro para o 14º estado. Mais de 190 rebanhos foram infectados nacionalmente desde março, junto com 13 trabalhadores de fazendas de laticínios e granjas avícolas, de acordo com dados federais.
O salto do vírus das aves para as vacas aumentou as preocupações de que ele poderia se adaptar para se disseminar entre humanos. Autoridades federais dizem que a gripe aviária é um risco baixo para o público em geral e a pasteurização inativa o vírus no leite.
Nenhum caso humano foi confirmado na Califórnia, disse o Departamento de Alimentos e Agricultura da Califórnia em uma declaração. Os rebanhos leiteiros infectados, localizados na região do Vale Central do estado, começaram a apresentar sintomas em 25 de agosto, foi informado na declaração.
Vacas infectadas geralmente sofrem temporariamente com redução na produção de leite.
“Este é um momento difícil para nossos produtores de leite, dados os desafios econômicos que eles estão enfrentando”, disse Karen Ross, secretária de agricultura da Califórnia.
As fazendas leiteiras infectadas foram colocadas em quarentena, disse o departamento estadual de agricultura. Vacas doentes estão isoladas e sendo tratadas nas fazendas, enquanto vacas saudáveis foram liberadas para continuar enviando leite para pasteurização, disse o departamento.
O Departamento de Agricultura dos EUA disse anteriormente que estava realizando testes para confirmar os casos na Califórnia. O USDA informou que está em contato próximo com o Departamento de Alimentos e Agricultura da Califórnia como parte dos esforços para conter o vírus.