Encontro “Agro em Código 2025” debate políticas públicas e legislações, conexão entre sustentabilidade e rastreabilidade, cases de sucesso na indústria de alimentos e novas tecnologias.
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promovem no próximo dia 4 de dezembro o “Agro em Código 2025”, maior encontro do agronegócio para o debate sobre rastreabilidade e sustentabilidade no setor. A parceria entre as duas organizações demonstra o compromisso em proporcionar conhecimento e networking para especialistas, empresas, produtores e organizações empenhados em discutir como tecnologia, sustentabilidade e padronização moldam o futuro do agronegócio.
Como o principal pilar da pesquisa e transformação tecnológica do campo, a Embrapa une pesquisa, inovação e padronização de processos que garantem mais transparência, competitividade e segurança alimentar. É por isso que a empresa tem papel fundamental no evento. Conforme o pesquisador da Embrapa Agricultura Digital, Anderson Luis Alves, “o envolvimento da instituição com o evento é estratégico e nasce de uma necessidade real do mercado”. “A ideia é mostrar a importância da padronização nos processos de rastreabilidade.
Rastreabilidade
A rastreabilidade é hoje um dos temas mais estratégicos para o agronegócio brasileiro e, consequentemente, para a segurança alimentar, já que é o primeiro passo para a cadeia de suprimentos informar à população a origem e a confiabilidade dos produtos que oferece. Mas não é só isso. É um processo que gera constantemente um repositório de dados importante para estruturar informações confiáveis sobre tudo o que acontece com um produto ao longo de sua cadeia produtiva. Do ponto de vista dos negócios, os dados ajudam a melhorar processos, reduzir desperdícios e tomar decisões com base em evidências. Além disso, a garantia de conformidade dos produtos atende a exigências de países que importam produtos do Brasil.
Padronização
Para a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, a chave da transformação digital no agro e o avanço dos negócios está na padronização. Em um segmento onde diferentes empresas, indústrias e produtores usam sistemas próprios ou terceirizados, o uso de padrões globais GS1 garante que todos consigam falar a mesma língua digital para que as informações fluam com qualidade e segurança ao longo de toda a cadeia. A parceria entre GS1 Brasil e Embrapa se torna estratégica na união da pesquisa aplicada, da tecnologia e dos padrões internacionais para fortalecer a competitividade do agronegócio brasileiro.
|














































