Os dados divulgados pelo IBGE na semana passada sobre a Produção Pecuária Municipal de 2023 indicam que no ano passado a produção brasileira de ovos, ao atingir novo recorde anual, aproximou-se dos cinco bilhões de dúzias (perto de 60 bilhões de unidades). O volume registrado representou aumento de 12,76% no último quinquênio, índice que correspondeu a um crescimento médio e contínuo de 2% ao ano.
Já o valor bruto dessa produção teve expansão bem mais significativa, de aproximadamente 117%, média anual em torno dos 14%. Mas os maiores índices de incremento ficaram concentrados no triênio 2020/2023, período em que ocorreu verdadeira explosão nos custos de produção, em função sobretudo do aumento de preços das matérias-primas alimentares.
Como efeito desses aumentos, o preço médio da dúzia registrou expansão de pouco mais de 92%, o que representou evolução média de 11,5% ao ano.
A ressaltar que o presente levantamento não faz distinção entre a produção de ovos destinada ao consumo e aqueles produzidos para incubação, de maior valor. Por isso, as quantias apontadas devem ser superiores àquelas efetivamente alcançadas pelo produtor de ovos de consumo.