Influenza: Bulgária abate 160 mil patos; o Vietnã, 100 mil frangos, poedeiras e outras aves

A Bulgária iniciou o sacrifício sanitário de mais de 160 mil patos após detectar o vírus da Influenza Aviária em duas granjas especializadas na criação da ave, informaram as autoridades veterinárias búlgaras no sábado (6).

O surto ocorreu em duas granjas distintas de um mesmo proprietário na cidade de Slaviyanovo, onde, na semana retrasada, a doença já havia sido relatada em uma granja com cerca de 100 mil galinhas poedeiras.

Mesmo assim, a Agência de Segurança Alimentar afirmou não haver relação tecnológica entre as granjas de patos e a granja de poedeiras, apenas apelando aos avicultores da região para que mantenham seus planteis ou mesmo aves de criação doméstica confinados.

“Estaremos abatendo os patos e continuaremos com o abate das galinhas”, disse Ivan Yordanov, chefe da unidade regional da Agência de Segurança Alimentar. “Isso é preocupante, são grandes perdas econômicas”, disse ele à rádio nacional BNR.

No Vietnã, a doença propriamente dita e o sacrifício sanitário realizado na tentativa de detê-la já levaram à morte mais de 100 mil aves, comentaram nesta segunda-feira (8) autoridades de Hanoi.

O país relatou a ocorrência de surtos de cepas altamente patogênicas de gripe aviária dos tipos H5N1 e H5N6, acrescentando que a presença do vírus já detectada em pelo menos 14 províncias vietnamitas. “O risco de os surtos se disseminarem em maior escala é muito elevado”, afirma comunicado oficial.

O Vietnã conta com um plantel de aves comerciais estimado em 460 milhões de cabeças e, há anos, vem enfrentando esporádicos e pequenos surtos de Influenza Aviária.

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine a nossa newsletter.

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista OvoSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data
AviSite
PecSite

Revista OvoSite

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

mundo01

Giordano Global: uma nova era de inovação e crescimento

A transformação da Gi-Ovo em Giordano Global não apenas redefine a identidade corporativa, mas também promete uma resposta global para as demandas crescentes do setor avícola. Página 10.

mundo02

Ponte para o futuro

Simpósio Brasil Sul de Avicultura e 15ª Poultry Fair debatem os avanços essenciais para a avicultura brasileira. Página 12.

mundo03

Abate de bovinos e suínos cresce enquanto o de frangos cai no 4º trimestre de 2023

Levantamentos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostram que as exportações brasileiras de genética avícola alcançaram em novembro 2,321 mil toneladas. Página 17.

mundo04

O legado de Munir Aboissa

Descubra como Munir Aboissa transformou sua paixão e visão em uma das empresas líderes no mercado de commodities agrícolas da América Latina. Página 16.

mundo05

A importância do uso do NIRS na produção animal

Uma maneira de avaliar as amostras de matérias-primas com rapidez e eficiência é através do uso do NIRS (Near Infrared Spectroscopy). Página 20.

revista

Tendências para o desenvolvimento de novos revestimentos para ovos

Atualmente, alternativas estão sendo testadas para prolongar a vida útil dos ovos e reduzir o desperdício de alimentos. Página 48.

abpa

Simpósio OvoSite aborda inovações na produção de ovos

O Simpósio OvoSite irá levantar as tendências para a comercialização no mercado interno e nas exportações para o setor. Página 52.

ovo

Ovo: um alimento completo

A proteína é uma das mais versáteis para consumo, porém, é preciso atenção e cuidados especiais para a prevenção da Salmella. Página 57.

Fale agora no WhatsApp